Últimas Notícias

Brasil tem seis atletas entre os cem primeiros do ranking mundial de tênis de mesa pela primeira vez na história

O tênis de mesa brasileiro comemorou mais um progresso no último dia 1º, quando foi divulgado ranking mundial de setembro pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Pela primeira vez na história, o país tem seis atletas entre os cem primeiros das listas masculina e feminina.

O feito aconteceu por conta da evolução do veterano Thiago Monteiro, que apareceu em 98º no ranking, sua melhor colocação dos últimos cinco anos. Hugo Calderano (10º) e Gustavo Tsuboi (45º) são frequentadores mais assíduos das primeiras posições da lista masculina. Eric Jouti entrou no Top-100 em fevereiro e desde então vem oscilando entre posições do 98º ao 79º lugar.

No feminino, o país vem mantendo a média de pelo menos duas atletas entre as cem primeiras. Bruna Takahashi (70ª colocada) é a melhor brasileira na atualidade. Lin Gui está em 98º. Caroline Kumahara, atualmente em 164º, ocupou uma posição entre as cem primeiras entre janeiro e abril.

Para que se tenha uma ideia do progresso, no final da década passada a modalidade comemorava intensamente quando um atleta conseguia aparecer entre os cem primeiros.

“Há dez anos atrás, nossa meta era manter pelo menos um atleta no Top-100. Hoje temos seis, inclusive com meninas, e um deles no Top-10. É motivo de orgulho para todos nós vislumbrarmos essa linha do tempo e nos dar conta dessa evolução”, lembra Lincon Yasuda, coordenador técnico das seleções olímpicas da CBTM.

Entre equipes, o tênis de mesa do Brasil também tem atingido boas colocações. Na décima colocação, os homens figuram há alguns meses entre os primeiros do mundo e entre os cinco melhores países não-asiáticos. As mulheres estão em 23º lugar, quatro pontos abaixo dos Estados Unidos, a melhor equipe das Américas na atualidade.

Foto: Ministério do Esporte


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar