Últimas Notícias

Brasil leva três prêmios na temporada 2018 masculina do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) divulgou os prêmios individuais referentes ao Circuito Mundial de vôlei de praia 2018 masculino. E o Brasil venceu em três categorias. O carioca campeão mundial Evandro conquistou pelo quarto ano seguido o título de 'melhor saque' da temporada, enquanto o campeão olímpico Ricardo (BA) venceu nas categorias ‘jogador mais inspirador’ e ‘esportista do ano’.

Desde 2015, Evandro tem sido unanimidade na categoria ‘saque’, vencendo seguidamente e tornando-se referência no fundamento. O carioca comentou a importância do técnico Ednilson Costa, o ‘Ed’, na conquista. Além disso, disse que também passou a variar o estilo dos saques para se manter em vantagem em relação aos adversários.

“Fico feliz por ter sido lembrado, o Ed (Ednilson Costa) me cobra muito esse fundamento, trabalhamos muito forte. Sabemos que o vôlei de praia alcançou um nível muito grande de equilíbrio, é preciso fazer algo diferente. Nesta temporada, consegui variar bem o estilo dos saques. Muitos adversários ficam no fundo de quadra, esperando um saque mais potente, e passei a adotar táticos, curtos, para surpreender”, disse Evandro.

Ricardo, que aos 43 anos segue atuando em altíssimo nível, venceu as categorias ‘esportista do ano’, empatado em votos com o letão Samoilovs, e ‘jogador mais inspirador’, ambas pela primeira vez. O baiano conquistou a prata na etapa de Espinho (Portugal), passando do country-quota (cota do país) e classificatório. Ele analisou a temporada e projetou o futuro ao lado de Álvaro Filho, com quem já havia atuado em 2013.

“Foi uma surpresa muito grande, estava com outros planos em 2018 e tive que refazê-los depois do convite do Guto. Tivemos que entrar em uma batalha dura que é imposta na fase classificatória, deu certo. Esses prêmios motivam ainda mais ao novo projeto que tenho na reedição junto ao Álvaro”, disse o campeão olímpico, que completou.

“Tenho que agradecer aos profissionais que me auxiliaram nessa reinvenção da minha maneira de jogar em alto rendimento. O meu técnico aqui nos Estados Unidos, Roberto Santasofia, e o assistente Alexandre Morais, além do Iago Hercowitz, técnico da minha parceria com o Guto. Podem esperar um atleta ainda mais motivado e preparado para a disputa da vaga olímpica”.

Ricardo chega ao oitavo prêmio individual. Ele já foi eleito melhor jogador do mundo, em 2005 e 2007, além de melhor jogador ofensivo (2005, 2006 e 2007) e melhor atacante (2005).  

O quarto título como melhor sacador também fez Evandro igualar uma marca importante. Ele empata com o russo Igor Kolodinsky, que venceu a categoria entre 2007 e 2010 e era o jogador com mais títulos no fundamento. As premiações individuais foram criadas em 2005, com exceção da categoria ‘jogador mais inspirador’, criada em 2012.

“É o trabalho de uma equipe, são várias pessoas que nos ajudam a aperfeiçoar cada fundamento. Claro que em alguns dias o saque não funciona como gostaríamos, e aí está a importância do conjunto. É bom ser reconhecido pelos colegas de trabalho. Vou seguir trabalhando, tendo a opção de saques potentes e outros mais colocados para deixar sempre a dúvida na cabeça dos adversários”, destacou Evandro.

A premiação do naipe feminino será divulgada nesta terça-feira (04.09). O Brasil é o país com mais prêmios, tendo vencido 113 categorias desde 2005. Além de atletas, técnicos, árbitros e diretores da FIVB pode votar nas categorias.

Abaixo segue a premiação completa:
Melhor jogador: Anders Mol (NOR)
Melhor bloqueio: Anders Mol (NOR)
Jogador que mais evoluiu: Anders Mol (NOR)
Melhor jogador ofensivo: Anders Mol (NOR)
Melhor jogador defensivo: Christian Sorum (NOR)
Melhor saque: Evandro Gonçalves (BRA)
Melhor levantamento: Janis Smedins (LAT)
Mais inspirador: Ricardo Santos (BRA)
Esportista do ano: Ricardo (BRA) e Samoilovs (LAT)
Melhor novato: Igor Velichko (RUS)

Foto: FIVB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar