Propriedade do COI, símbolos olímpicos poderão ser usados por atletas brasileiros

O COB  lançou na última terça (7) o selo dos atletas olímpicos e com ele, veio uma novidade para os atletas brasileiros que já participaram dos jogos olímpicos: todos eles estão autorizados a usar os símbolos olímpicos, antes propriedade restrita do COI. Mas serão somente para fins pessoais que eles estão autorizados a usar. O Brasil tem 2.168 atletas olímpicos em sua história, dos quais 373 foram medalhistas - ao todo, foram 98 de ouro.

O COI não permite que os símbolos olímpicos sejam usados para fins comerciais sem a devida autorização. No artigo 15 da Lei Pelé, somente o COB e a CPB tem a autorização para usar os símbolos de seus respectivos comitês.

As duas entidades também tem o controle comercial da denominações 'jogos olímpicos' 'olimpíadas' 'jogos paralímpicos' e 'paralimpíadas'. Somente eventos vinculados ao desporto nacional podem usar os nomes citado com aviso prévio. 

Em 2010 o COB se envolveu uma polêmica com uma ameaça de entrar na justiça para retirar das prateleiras o livro 'Esporte, Educação e valores olímpicos' da pesquisadora Kátia Rubio, por conta de uso indevido da marca. Por conta da repercussão negativa, o COB, na época presidido por Carlos Arthur Nuzman, anunciou em nota que não faria nenhuma ação judicial



foto: Getty Images
Com informações da Folha de S.Paulo

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes