Últimas Notícias

Problema antes da Rio 2016, campo de golfe atrai público e vira exemplo de legado

A obra do campo de golfe foi uma das mais problemáticas na entrega das instalações esportivas dos Jogos Olímpicos do Rio. Sobraram questionamentos sobre seu uso após o megaevento, houve problemas com licenças ambientais e preocupação com a eliminação de espécies nativas. Dois anos depois das disputas na Barra da Tijuca, que marcaram a volta do esporte à Olimpíadas após 112 anos, o local subverteu a lógica e tem sido exemplo de utilização e gerenciamento.

Apesar de atualmente ser gerido por uma empresa privada (CRF Empreendimentos e Participações Societárias Ltda.), o campo de golfe é público. Não há restrições e qualquer interessado pode jogar nele. A empresa cobra uma taxa para os golfistas que queiram utilizar todos os buracos da instalação, no valor de R$ 410.

No mês passado, o campo olímpico foi palco do 88º campeonato brasileiro amador, que reuniu 85 golfistas do país e da América do Sul. A CBG (Confederação Brasileira de Golfe) tem cerca de 10 mil atletas federados e estima que haja 20 mil praticantes em território nacional. Parte considerável dessa atividade gira em torno do campo olímpico do Rio, a única instalação que não fechou após o megaevento - o Brasil tem 117 campos de golfe espalhados em seu território.

"No final de 2016, a CBG contratou uma empresa privada para fazer a gestão do campo. Ela tem um contrato para cuidar desse equipamento por um período de dez anos, renováveis por mais dez. E vem daí todo o cuidado para fazer a gestão desse equipamento" - afirmou o presidente da confederação brasileira de golfe, Euclides Gusi.


foto: CBG
Com informações de Globoesporte.com

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar