Pan-Americano Junior de Luta começa em Fortaleza com atletas de olho em Tóquio 2020

Os principais atletas de 17 a 20 anos das Américas disputam a partir das 10h desta sexta-feira, 17/8, o Pan-americano Júnior de Wrestling 2018, no Centro de Formação Olímpica do Nordeste, Fortaleza, capital do Ceará. No total, 30 categorias serão disputadas no torneio, divididas igualmente nos três estilos da modalidade: estilo greco-romano, wrestling feminino e estilo livre. Um dos destaques da delegação brasileira é Joilson Júnior que pode se tornar o primeiro tricampeão pan-americano júnior do wrestling nacional da história.

“Sei que sou um dos favoritos e também um dos mais estudados, por isso é preciso lutar com atenção e procurar repetir o que temos realizado nos treinamentos para sair com mais uma medalha de ouro. O sonho com os Jogos Olímpicos de Tóquio é cada vez mais frequente, mas temos que ir competição a competição”, afirmou Joílson, ouro nas edições do Peru, em Lima 2017 e na Venezuela, Barinas 2016.

Além do bicampeão Joilson, a equipe nacional será representada por mais 24 atletas, sete no estilo greco-romano, dez no wrestling feminino e sete no estilo livre. Os principais rivais dos brasileiros são Estados Unidos (25 atletas), Canadá (16 atletas) e México com 29 lutadores.No sábado, as atletas do wrestling feminino entram em ação com destaque para Thais Oliveira e Beatriz dos Reis. Beatriz venceu uma luta contra a obesidade e perdeu mais de 30kg para poder participar do Brasileiro Júnior 2018, onde foi campeã e garantiu vaga no Pan. 

No domingo é a vez dos atletas do estilo livre entrarem em ação. Os brasileiros buscam quebrar um tabu. Dos três estilos, apenas o livre ainda não conseguiu conquistar a medalha de ouro nesta faixa etária. 

“Todo lugar no pódio deve ser valorizado, mas todos os atletas querem entrar para história do esporte do seu país com a primeira medalha de ouro do estilo. Tenho duas medalhas pan-americanas uma de prata e uma de bronze. Logo, só falta uma para completa a coleção”, afirmou Phelipe dos Santos, 20 anos.

Foto: CBW



                                                                                                                                                                                       

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes