Últimas Notícias

Judô do Brasil definido para os Jogos Olímpicos da Juventude

O judô brasileiro está escalado para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 que acontecerão de 06 a 18 de outubro na capital da Argentina. Serão dois representantes: Eduarda Vaz Rosa, na categoria até 78kg (que só existe para a categoria juvenil nesta competição), e João Vitor Santos, na categoria até 66kg.

Os atletas estão em Túnis, nesta semana, com o técnico Douglas Potrich em treinamento de campo internacional promovido pela Federação Internacional de Judô (FIJ) em parceria com o programa Solidariedade Olímpica, do Comitê Olímpico Internacional (COI). As atividades na Tunísia estão sendo conduzidas por dois campeões olímpicos: o holandês Mark Huizinga e o grego Ilias Iliadis.

"Estamos tendo a oportunidade de conhecer de perto os futuros adversários dos Jogos Olímpicos da Juventude, alinhando questões técnicas e táticas. Além disso, temos o aprendizado com Mark Huizinga e Ilias Iliadis, campeões olímpicos que passam uma ótima experiência estratégica de outras escolas de judô", explicou o técnico Potrich.

A preparação contará ainda com outro treinamento de campo da CBJ em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil no período de 09 a 14 de setembro, com outros atletas das equipes de base, em Pindamonhangaba, São Paulo.

Eduarda tem 17 anos e é natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde começou a praticar judô aos seis anos de idade, na academia Kiai - Associação Canoense de Judô. Atualmente, ela defende as cores do Grêmio Náutico União, de Porto Alegre. É a líder do Ranking Mundial Juvenil na categoria até 70kg e tem como ídolo no judô a sua conterrânea, Mayra Aguiar, bicampeã mundial e duas vezes medalhista olímpica.

Em 2018, Duda destacou-se no Circuito Mundial Sub-18, conquistando o ouro no Campeonato Pan-Americano Juvenil, na Copa Europeia Juvenil de Teplice (República Tcheca) e na Gymnasíade, as Olimpíadas Escolares, além de duas pratas nas Copas Européias de Bielsko Biala (Polônia) e Zagreb (Croácia).

“Estou me preparando para os Jogos da Juventude com força total e muita dedicação. É acordar e dormir vivendo judô. Aproveitar ao máximo essa experiência olímpica que vou ter a oportunidade de viver, usufruir de tudo sem perder o foco nos próximos passos”, projeta Eduarda. “Meu objetivo a curto prazo é ser campeã dos Jogos Olímpicos da Juventude. No longo prazo, quero defender o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024”.

João Vitor também tem 17 anos e nasceu em Santos, São Paulo. Aos seis anos, começou a aprender seus primeiros golpes nos tatames do Colégio Superando e, posteriormente, na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Atualmente, defende o Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte. João foi campeão pan-americano juvenil em 2018 e faturou títulos das principais competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro Sub 18 e o Meeting Nacional Sub 18.

"Ser selecionado para disputar uma competição de alto nível, que eu sonhava muito, me deu uma motivação maior para continuar treinando forte e conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos da Juventude. A minha expectativa é ser campeão, independentemente das dificuldades que terei que enfrentar, principalmente, por estar lutando na categoria de cima, até 66kg. Estou confiante e empolgado para ter essa primeira experiência olímpica e, futuramente, disputar os Jogos Olímpicos adultos", comentou João.

Nos Jogos Olímpicos da Juventude, o Time Brasil será representado por cerca de 75 atletas com idades entre 15 e 18 anos, em 25 modalidades. Antes do embarque para Buenos Aires, todos os atletas da delegação se reunirão no CT Time Brasil, no Rio de Janeiro, para um período de treinamento em conjunto. Entre 29 de setembro e 2 de outubro, os jovens realizarão a fase final de preparação em oito instalações esportivas espalhadas pela cidade, a maioria delas no Parque Olímpico da Barra. Além dos treinos, haverá uma intensa programação de atividades informativas e educacionais. 

Foto; Divulgação





0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar