Últimas Notícias

ITF aprova mudanças radicais na Copa Davis


O Conselho da ITF votou a favor das reformas transformacionais  para a Copa Davis, que garantirá o status de longo prazo da competição. A partir de 2019, a competição contará com 18 nações e os melhores jogadores do mundo competindo no final da temporada para serem coroados campeões da Copa Davis. A primeira edição do novo evento será realizada em Madri ou Lille de 18 a 24 de novembro, com a cidade anfitriã inaugural a ser anunciada nas próximas semanas.

O presidente da ITF, David Haggerty, disse: “Estou muito contente que as nações votaram hoje para garantir o status de longo prazo da Copa Davis. Ao votar a favor dessas reformas, poderemos trabalhar com a Kosmos para realizar o enorme potencial da concorrência e elevá-la a novos padrões. Este novo evento criará um verdadeiro festival de tênis e entretenimento, que será mais atrativo para jogadores, fãs, patrocinadores e emissoras."

"Além disso, as novas receitas para as nações que o evento irá gerar terão um efeito transformador no desenvolvimento do tênis em todas as nações. Nossa missão é garantir que esta decisão histórica beneficie a próxima geração de jogadores nas próximas décadas. Gostaria de agradecer às nações por tomarem essa decisão histórica e ao Conselho de Diretores da ITF por seu compromisso e apoio", completou.


Gerard Piqué, jogador de futebol, presidente e fundador da Kosmos, disse: "Hoje é um dia histórico e estamos convencidos de que o acordo ratificado pelas nações certamente garante o futuro da Copa Davis e o desenvolvimento do tênis em todos os níveis. Gostaria de agradecer ao Presidente da ITF, David Haggerty, ao Conselho de Administração da ITF e a toda a equipe de profissionais da ITF por seu trabalho com a Kosmos nos últimos meses e dar as boas-vindas a uma nova etapa na qual continuaremos a evoluir juntos. Gostaria de parabenizar todos aqueles que, com seus votos, abraçaram essa mudança e viram a importante decisão que estava em suas mãos.

"Este é o início de uma nova etapa que garante o lugar preeminente e legítimo que a Copa Davis deve ter como uma competição para as seleções nacionais, ao mesmo tempo em que se adapta às exigências deste esporte profissional no mais alto nível. É uma grande honra para para mim fazer parte deste processo histórico de um esporte que sou apaixonado e, sem dúvida, em termos pessoais e profissionais, este é um dos dias mais felizes da minha vida”, completou Piqué.

O acordo de 25 anos representa um investimento total de US $ 3 bilhões em tênis, criando níveis substanciais e históricos de investimento no desenvolvimento global do tênis por meio da ITF e suas 210 Associações Nacionais. Haverá um aumento significativo na renda das nações da competição e um novo fundo de $ 20 milhões, elevando a Taça Davis pelo BNP Paribas aos níveis de dinheiro do Grand Slam.


O novo formato envolverá uma rodada de qualificação em fevereiro, na qual 24 equipes participarão de partidas em casa e fora de casa - um elemento chave da herança da Copa Davis. Os 12 vencedores garantirão um lugar direto na final e se juntarão aos quatro semifinalistas do ano anterior - que se qualificam sem ter que jogar em fevereiro - e dois wildcards que serão anunciados antes do sorteio da rodada de qualificação.

As finais da Copa Davis serão realizadas em um formato em uma fase de grupos na primeira fase, que será disputado de segunda a quinta-feira, com os países divididos em seis grupos e cada rodada classificatória consistindo de três partidas - duas de simples e uma de duplas - de melhor de três sets. As primeiras equipes colocadas de cada grupo e os dois melhores segundos colocados se classificam para as quartas de final, que serão disputadas na sexta-feira, enquanto sábado e domingo serão as semifinais e as finais. 

As duas equipes piores classificadas da fase de grupos serão rebaixadas para os Zonais para o ano seguinte e o resto das nações que não se classificaram para as semifinais terão que participar da pré-eliminatória de fevereiro na temporada seguinte.

Fotos: ITF

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar