Últimas Notícias

Ilhas Faroe recebe apoio do primeiro-ministro dinamarquês em busca de reconhecimento olímpico

O primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, ofereceu seu apoio aos esforços das Ilhas Faroe para obter o reconhecimento olímpico.

A Ilhas Faroe é uma região autônoma da Dinamarca desde 1948 e rege todas as questões, exceto a política externa e a defesa.

Atletas das Ilhas Faroe competem sob a bandeira dinamarquesa nos Jogos Olímpicos.

A Confederação Feroesa de Esportes e Comitê Olímpico (FCSOC) espera que o apoio do governo dinamarquês aumente as chances da ilha de obter reconhecimento.

"Como primeiro-ministro da Dinamarca, expresso o total apoio do meu governo aos esforços das Ilhas Faroe para obter a adesão do Comitê Olímpico Internacional (COI)", disse Rasmussen.

"De acordo com o Home Rule Act de 1948, as Ilhas Faroe é uma comunidade autônoma com ampla autonomia dentro do reino e constituição dinamarquesa."

"Esta autonomia inclui autoridade legislativa e administrativa em uma ampla gama de assuntos entre os quais assuntos culturais, incluindo no campo do esporte."

"Portanto, eu considero isso bastante natural e gostaria que também as Ilhas Faroe tivessem o reconhecimento no COI em pé de igualdade com outros membros, que têm status semelhante ao das Ilhas Faroe."

A tentativa das Ilhas Faroe de obter reconhecimento já recebeu apoio dos Comitês Olímpicos Nacionais Dinamarquês, Norueguês e Islandês.

Eles são reconhecidos por oito federações internacionais olímpicas, incluindo a FIFA e o Comitê Paralímpico Internacional, mas não fizeram progressos em relação ao reconhecimento do COI desde a abertura inicial, nos anos 80.

Kosovo e Sudão do Sul recentemente receberam o reconhecimento olímpico, mas, a dificuldade de Ilhas Faroe é por conta de uma mudança na Carta Olímpica em 1996, que determinou que o reconhecimento dos CONs "só pode ser concedido após o reconhecimento como um estado independente pela comunidade internacional".

Jon Hestoy, vice-presidente do FCSOC, afirmou que o apoio do governo dinamarquês foi um impulso bem-vindo, já que eles tentam convencer o COI a fornecer a adesão para Ilhas Faroe.

Foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar