Últimas Notícias

Finais do Circuito Mundial de Vôlei de Praia 2018 - Último dia

As brasileiras Ágatha e Duda (PR/SE) conquistaram na manhã deste domingo (19.08) o título do World Tour Finals, torneio que reúne apenas os melhores times do Circuito Mundial 2018. Na final realizada em Hamburgo, na Alemanha, elas superaram as tchecas Hermannova e Slukova por 2 sets a 0 (21/15, 21/19), em 43 minutos de jogo.

O primeiro lugar rende também um recorde à dupla, que agora é dona da maior premiação paga em um único torneio de vôlei de praia da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O ouro em Hamburgo rendeu 150 mil dólares ao time, cerca de R$ 585 mil na cotação atual. Ágatha comentou a felicidade pela conquista do torneio.

“É difícil colocar em palavras o que estamos sentindo neste momento, esse torneio foi muito duro, com equipes fortíssima e era como se cada partida fosse uma final. Ao final da partida me emocionei, estou muito orgulhosa do que conquistamos. Foi um encerramento perfeito da temporada, merecemos um descanso para retornarmos mais fortes”, disse Ágatha.

No geral, o Brasil fecha o Circuito Mundial 2018 com 26 medalhas, sendo nove de ouro, 13 de prata e quatro de bronze. Ágatha e Duda são donas de quatro dessas medalhas – dois ouros, uma prata e um bronze – e terminam na liderança do ranking. Desde o início da parceria, em janeiro de 2017, são 12 semifinais em 20 torneios internacionais disputados.

“Foi um dos torneios mais difíceis que disputei, em alguns momentos ainda sou mais inexperiente e a Ágatha me ajuda demais. Foram situações na competição que ela fez a diferença e me permitiu ter tranquilidade quando errei alguma bola. Estamos trabalhando muito, é tudo bastante novo para mim, mas estou me divertindo muito”, analisou Duda.

Maria Elisa e Carol Solberg (RJ) também fizeram bela campanha e encerraram na quarta colocação. Elas foram superadas no início do dia por Ágatha e Duda na semifinal, com revés de 2 sets a 0 (31/29, 21/18), e no duelo pelo bronze, foram vencidas pelas australianas Artacho Del Solar e Clancy no tie-break: 21/15, 19/21, 15/8.

A campanha de Ágatha e Duda em Hamburgo contou com seis vitórias e apenas um revés. Em 2017, também em Hamburgo, elas haviam ficado com a prata ao serem superadas pelas alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst. Agora, a dupla retorna ao Brasil e se prepara para o início do Circuito Brasileiro de vôlei de praia, que começa em setembro, em Palmas (TO).

O Jogo
A partida começou equilibrada, com os times trocando uma vantagem mínima no placar. As brasileiras forçaram a maioria dos saques em Slukova, enquanto pelo lado brasileiro, Ágatha era mais pressionada. Na primeira parada técnica, as europeias venciam por 11 a 10. Em ace de Ágatha, o segundo dela até então, as brasileiras abriram 14 a 12 no placar.

Mais constantes na virada de bola, Ágatha e Duda foram crescendo também no saque. Quando a diferença no placar subiu para três pontos, em 16 a 13, as tchecas pararam o jogo. Variando os ataques e com ótimos bloqueios de Ágatha, as brasileiras administraram a vantagem e fecharam o segundo set por 21 a 15, em largada da paranaense no fundo de quadra.

O segundo set começou com as tchecas abrindo dois pontos de vantagem. Rapidamente, porém, as brasileiras recuperaram e empataram o duelo em 5 a 5. As tchecas passaram a errar alguns ataques e na primeira parada técnica, o Brasil vencia por 12 a 9.


A dupla tcheca não desistiu apesar da desvantagem no placar. Elas encostaram, deixando por vezes a diferença em um ponto. Ágatha e Duda, porém, mantiveram a tranquilidade nos momentos importantes do duelo. Em um deles, Ágatha subiu paredão para bloquear Hermannova, anotando 19 a 15. As tchecas ainda salvaram dois match points, mas em ataque potente de Duda pelo meio de rede, o Brasil fechou por 21 a 19.

Foto: FIVB


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar