Últimas Notícias

Definida equipe do Brasil para o Mundial de Natação em Piscina Curta; Pinheiros vence o Troféu José Finkel

O Esporte Clube Pinheiros é o grande campeão do Troféu José Finkel de Natação em Piscina Curta. Após as disputas desta terça-feira (28), último dia de competição, o clube paulistano sagrou-se vencedor da competição realizada em sua sede, em São Paulo. Também nesta terça-feira, a seleção brasileira de Natação foi definida para o Campeonato Mundial de piscina curta, que será realizado em dezembro, em Hangzhou, na China.

Depois do término do último dia de competições, o Pinheiros somou 3472,50 pontos. O Minas Tênis Clube ficou com a segunda colocação ao terminar com 2382 pontos. A Unisanta encerrou com a terceira colocação com 1098 pontos.

“Foi uma competição que nos surpreendeu um pouco. Não esperávamos que tantos índices fossem alcançados, eles estavam muito fortes. Quando se compete em casa, existem outras preocupações também, então demanda um pouco mais de atenção a outras coisas, mas estamos felizes com o título e com ter a maioria dos atletas na seleção brasileira”, falou o coordenador técnico do Pinheiros, Alberto Silva.

No feminino, os troféus de Índice Técnico e Atleta Eficiente foram para Larissa Oliveira. No masculino, Guilherme Guido ganhou o título de Índice Técnico, enquanto Caio Pumputis foi o atleta mais eficiente.

De acordo com o diretor-geral de esportes da CBDA, Renato Cordani, o Troféu José Finkel – Taça Correios de Natação foi realizado com excelência e a seleção brasileira formada representará muito bem o Brasil.

“Foi uma competição com 11 atletas fazendo 17 índices, ou seja, tivemos um resultado muito bom dentro da água. Podemos ver que estes atletas estão fazendo o melhor que podem para levantar a natação do Brasil e o Troféu José Finkel mostrou isso. Com certeza teremos uma seleção que pode repetir o que o nosso país já fez em outras edições de Mundiais”, falou.

"Competição de excelente nível técnico, fazendo jus ao crescimento da natação brasileira juntando varias gerações de excelência da Natação. Com isso, vamos ter não só um esporte forte como uma perspectiva de futuro de grandes resultados", completou Gustavo Otsuka.

Nas provas desta terça-feira, foi a vez de Matheus Santana que está retomando sua melhor forma e, depois do bronze nos 100m livre e nos 50m borboleta, o atleta do Pinheiros, com o tempo de 21s29, garantiu o índice para o Mundial da China.

“Representa muita coisa. Mais uma volta por cima. Essa vitória eu dedico a minha tia que faleceu há três meses. Ela sempre me incentivou e esteve do meu lado. Estou feliz de ter conseguido o índice. Agora é seguir treinando para o Mundial”, falou.

Caio Pumputis foi um dos maiores destaques. Já com índice para o Campeonato Mundial de piscina curta, o atleta do Pinheiros já brilhou no período da manhã ao quebrar o recorde Sul-Americano dos 100m medley com o tempo de 51s83. Nas finais, o atleta de 19 anos voltou a nadar bem e não só garantiu o ouro nos 200m peito, como abaixou a marca continental dos 100m medley.

“Já havia conseguido o índice nos 200m medley e hoje consegui nadar um pouco mais leve. Com certeza essa foi uma das minhas melhores competições no absoluto e, como o (Vinicius) Lanza falou, é a renovação da Natação brasileira acontecendo ai”, falou.

Veja os atletas que conquistaram índice para o Mundial:
Vinicius Lanza – Minas Tênis Clube – 100m, 200m medley e 200m borboleta
Caio Pumputis – Pinheiros – 100m, 200m medley e 200m peito
Luiz Altamir Lopes Melo – Pinheiros – 200m borboleta e 200m livre.
Etiene Medeiros – SESI/SP – 50m costas
Guilherme Guido – Pinheiros – 50m e 100m costas
Felipe Lima – Minas Tênis Clube– 50m peito
Larissa Oliveira – Pinheiros – 100m livre.
Nicholas Santos – Unisanta – 50m borboleta
Breno Correia – Pinheiros – 200m livre.
Cesar Cielo – Pinheiros – 50m livre.
Matheus Santana – Pinheiros – 50m livre.

Índice técnico
João Gomes Júnior – Pinheiros – 100m peito
Guilherme Basseto – Pinheiros – 100m costas
Manuella Lyrio – Pinheiros – 200m livre
Fernando Scheffer – Minas Tênis Clube – 400m livre
Daiene Dias – Flamengo – 100m borboleta
Guilherme Costa – Pinheiros – 1500m livre
Marcelo Chierighini – Pinheiros – 100m livre
Leonardo Santos – Pinheiros – 400m medley
Brandonn Almeida – Corinthians – 400m medley

Foto: CBDA


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar