Últimas Notícias

Com treinadora brasileira, Federação Internacional de Judô promoverá debate sobre igualdade de gênero

A Federação Internacional de Judô (IJF) promoverá no dia 19 de setembro a 1ª Conferência sobre Igualdade de Gênero no Judô. A atividade é parte da programação do Campeonato Mundial de Judô, cujas disputas acontecerão de 20 a 27 de setembro na cidade de Baku, no Azerbaijão. Entre os palestrantes está a técnica japonesa Yuko Fujii, que falará sobre sua experiência inédita à frente da seleção masculina de judô do Brasil.

Fujii é a primeira mulher da história do judô brasileiro a comandar uma seleção masculina. Ela assumiu o posto no último dia 30 de maio e será a responsável pela preparação dos judocas brasileiros para os Jogos de Tóquio 2020. Além dela, a comissão técnica do judô brasileiro tem outra mulher em posição de liderança, a treinadora Rosicleia Campos, atual coordenadora da seleção feminina do Brasil.

Ao lado de Yuko no mesmo painel da Conferência estarão o técnico de Kosovo, Driton Kuka, formador da campeã olímpica e ícone do esporte kosovar, Majlinda Kelmendi, e também a árbitra japonesa Akiko Amano, pioneira na arbitragem olímpica em Pequim 2008 e ainda primeira mulher a arbitrar o All Japan Judo Championships, o campeonato nacional do Japão, em 2017.

A programação terá quatro painéis que discutirão os seguintes temas: "Posição da mulher no Judô: estatísticas e atividades dos membros da FIJ"; "Experiência em igualdade de gênero: perspectivas de árbitros e técnicos"; "Experiências em igualdade de gênero: perspectiva do atleta"; "Mulheres em cargos de liderança: experiências e atividades".

A abertura será conduzida pelo presidente da FIJ, Marius Vizer, seguida por um discurso motivacional de Rozalia-Ibolya Biro, membro do Parlamento Romeno. 

Foto: IJF


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar