Brasil disputa no Peru o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo


O Brasil participa a partir desta sexta-feira (dia 24) a domingo (26) do 18º Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, no Estádio Chan Chan, na cidade de Trujillo, no Peru. Com 29 atletas, sendo 16 no masculino e 13 no feminino, a Seleção nacional tenta a 10ª vitória por equipe na competição.

O torneio será aberto às 13:35 locais (15:35 de Brasília), com a disputa da final masculina do martelo. A primeira etapa do evento, aliás, prevê a realização de nove provas com a distribuição de medalhas nesta sexta-feira: altura masculino, vara masculino, disco feminino, 5.000 m masculino e feminino, distância feminino e 100 m masculino e feminino, além do martelo.

Nada menos do que 14 brasileiros já vão estrear no Campeonato: Talles Frederico Silva e Fernando Carvalho Ferreira disputam a final do salto em altura, Paulo André de Oliveira e Jorge Henrique Vides participam das semifinais dos 100 m, buscando vaga na final desta sexta-feira, Augusto Dutra compete a final do salto com vara, Eliane Martins faz a final do salto em distância, Andressa Oliveira de Morais e Fernanda Borges lutam por medalhas no lançamento do disco, Vitória Rosa e Rosangela Santos disputam as semifinais dos 100 m (a final será à noite). 

Lucas da Silva Carvalho e Geisa Coutinho competem nas semifinais dos 400 m, enquanto Luiz Alberto de Araújo e Felipe Vinícius dos Santos fazem as cinco primeiras provas do decatlo.

Os brasileiros já estão em Trujillo desde quarta-feira (22) e já puderam treinar nesta quinta (23), com exceção de Mariana Marcelino, do lançamento do martelo, que só chegaria no final da tarde, procedente de Zagreb, na Croácia. Dos atletas que inicialmente viajariam para o Peru na madrugada de quarta-feira, dois não embarcaram: Almir Cunha dos Santos, do salto triplo, e Valdileia Martins, do salto em altura, com problemas físicos.

A competição terá a participação de atletas de 18 países das Américas, Europa e África de falas espanhola e portuguesa: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cabo Verde, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.

No ano passado, Trujillo foi sede do Campeonato Pan-Americano Sub-20, onde a equipe norte-americana do revezamento 4x400 m quebrou o recorde mundial da categoria. O Peru reivindicou a competição porque organizará no ano que vem os Jogos Pan-Americanos em Lima.

O Estádio Chan Chan tem capacidade para 5.500 espectadores e fica dentro do Complexo Desportivo Mochica Chimú. O estádio foi construído para abrigar os Jogos Bolivarianos de 2013, passou um tempo fechado e foi reformado no ano passado para o Pan-Americano Sub-20.

Foto: CBAt


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes