Últimas Notícias

Após suspensão por briga nas eliminatórias, Filipinas retira time de basquete dos Jogos Asiáticos

O time de basquete das Filipinas se retirou dos Jogos Asiáticos de Jacarta e Palembang, no mês que vem, como resultado direto de sua briga com a Austrália durante uma partida de classificação da Copa do Mundo da Associação Internacional de Basquete (FIBA).

A FIBA ​​suspendeu 10 jogadores e dois treinadores da seleção da Filipinas após o incidente, que viu jogadores e torcedores trocando socos e chutes na partida em Manila em 2 de julho.

"Nós simplesmente não temos tempo e chance de enviar uma equipe ideal para os Jogos Asiáticos", disse Al Panlilio, presidente da Federação Filipina de Basquete (SBP), à Agence France-Presse . "Vamos nos concentrar para construir a próxima rodada do Mundial.Vamos apresentar um recurso sobre a decisão da FIBA ​​e esclarecer aspectos importantes da decisão."

A decisão da SBP de perder os Jogos Asiáticos é chocante em um país onde o basquete é o esporte mais popular. As Filipinas foram o país terceiro classificado, devido a competir em Jacarta Palembag 2018, ficou em terceiro lugar atrás da China e da Coreia do Sul, 


As Filipinas, medalhistas de bronze nos Jogos Asiáticos de 1998, estavam no Grupo B, juntamente com Irã, Síria e Emirados Árabes Unidos. A competição de basquete nos Jogos Asiáticos acontece de 14 de agosto a 1 de setembro em Jacarta.

A Indonésia sediará atletas de 45 países asiáticos no maior evento multiesportivo do mundo por trás das Olimpíadas. Os Jogos Asiáticos devem ser abertos oficialmente no dia 18 de agosto.  

O SBP ainda está se recuperando da partida contra a Austrália, que também deixou a equipe visitante temendo pela sua segurança e os levou a procurar ajuda da Embaixada para acelerar sua saída das Filipinas.

A FIBA, com sede na Suíça, acertou a SBP com uma multa de 250.000 Francos Suíços e impôs outra multa de 10.000 Franco Suíço ao treinador Vincent 'Chot' Reyes, que foi acusado de pedir seus jogadores para lutarem. "Pedimos desculpas aos organizadores dos Jogos Asiáticos, aos torcedores do time filipino e à comunidade de basquete asiática por essa retirada", disse a SBP em comunicado.


foto: AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar