Surto História - O outro França e Croácia em Copas

Em 1998, a França jogava a Copa do mundo em casa. Após o vexame de não se classificar para a Copa de 94, os franceses se viam obrigados a brilhar diante de sua torcida. E iam indo bem,na medida do possível, vencendo todas as partidas na fase de grupos. Depois sofreu para passar pela forte defesa paraguaia, com um gol de ouro de Laurent Blanc na prorrogação. Nas quartas de final, passou pela Itália nos pênaltis- Graças ao pênalti de Di Biagio na trave - e na semifinal pegaria a surpresa Croácia.


Participando de sua primeira Copa do mundo, os croatas tinham sua geração de ouro. Boban, Stanic, Suker, Jarni e Prosinecki eram grandes craques que jogavam nos principais clubes na Europa e a expectativa era de fazer uma boa copa. Passou em segundo no seu grupo, atrás da Argentina e nas oitavas de final encarou a seleção romena, vencendo por 1 a 0.

A surpresa foi nas quartas de final, quando enfrentou a forte seleção alemã e os croatas simplesmente atropelaram, vencendo por 3 a 0 os mesmos alemães que eliminaram os croatas na Eurocopa de 96. Agora, eles enfrentariam os franceses.

E a semifinal foi tensa, já que quem vencesse estaria pela primeira vez em uma final de copa e enfrentaria o temido Brasil, que passou pela Holanda nos pênaltis em uma semifinal dramática. Não tivemos gol no primeiro tempo, mas a França teve as melhores oportunidades, com Zidane comandando o ataque francês e parando no goleiro Ladic. o meia Karembeu saiu machucado no primeiro tempo e o técnico francês Aimee Jacquet colocou o então jovem Thierry Henry para pressionar mais os croatas.


Logo no início do segundo tempo, a Croácia surpreendeu e abriu o placar. Suker recebeu um belo passe nas costas de Lizarazu e tocou na saída de Barthez para abrir o placar. Os croatas mal tiveram tempo de saborear a vitória parcial pois um minuto depois Thuram se lançou ao ataque, tomou a bola de Boban no campo de ataque e após belo passe de Djorkaeff,  empatou tocando na saída do goleiro.

A França voltou a pressionar e marcou, novamente com ele, Thuram que que acertou um belo chute no canto de Ladic aos 25 minutos, levando o estádio à loucura. Detalhe: Esses foram os dois únicos gols que Thuram - em 98 era lateral direito e depois passou a jogar na zaga- marcou pela seleção francesa A partida ainda tomou contornos dramáticos com a expulsão de Laurent Blanc aos 31 minutos, fazendo a Croácia ficar com um a mais e ir com tudo para o ataque. Os franceses se seguraram do jeito que dava e contaram com a boa atuação do contestado goleiro Barthez para garantir a França na final.

A história depois todos conhecem: A França conquistou o seu primeiro título mundial e a Croácia venceu a Holanda por 2 a 1 e ficou com o terceiro lugar, melhor posição em Copas até a final de amanhã, Onde vinte anos depois França e Croácia farão a revanche na final da copa do mundo. Quem vencer põe o nome pra sempre na história.

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes