Seleções brasileiras de vôlei sentado viajam para disputa do Mundial na Holanda

As Seleções Brasileiras feminina e masculina de vôlei sentado embarcaram na quarta-feira, 11, para a Holanda, onde será disputado o Campeonato Mundial da modalidade, de 15 a 22 de julho. Esta será uma oportunidade para as equipes conquistarem uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

"A meta é conseguir a vaga nos Jogos de Tóquio e temos todo um planejamento para isso. Fizemos quatro fases de treinamento no CT Paralímpico, em São Paulo. Esta última foi para a lapidação da parte tática da equipe, a parte técnica não dava para mexer porque é muito individual de cada atleta. Então nós ajustamos as táticas ofensivas e defensivas que são decisivas em uma competição de curto prazo, como o Mundial”, comentou José Guedes, técnico da Seleção feminina de vôlei sentado desde 2013.

Os finalistas do Mundial de vôlei sentado garantem vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. No ano que vem, nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, no Peru, as equipes terão outra oportunidade de conquistar um lugar no Japão.

O último Mundial de vôlei sentado foi em 2014, na Polônia. A Seleção Brasileira masculina ganhou a medalha de prata, após derrota para a Bósnia por 3 sets a 1, na final. A Seleção feminina, por sua vez, terminou o campeonato em sexto lugar.

A equipe feminina, no entanto, conquistou a primeira medalha paralímpica da história do vôlei sentado brasileiro ao derrotar a Ucrânia por 3 sets a 0, na disputa pelo bronze dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. O ouro ficou com as americanas e a prata, com as chinesas. Já a Seleção Brasileira masculina perdeu por 3 sets a 2 para o Egito na disputa pelo bronze, terminando em quarto lugar nos Jogos do Rio.

Foto: CPB/MPIX


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes