Por falta de verbas, Cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires será cancelada

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos da Juventude (YOG) de Buenos Aires 2018 anunciou que não terá cerimônia de encerramento, visto que o valor de 15 milhões de dólares para os custos da mesma foram considerados excessivos pelos organizadores, que precisam economizar verbas.

Com uma cerimônia de abertura, que será feita na avenida 9 de Julho ao pé do obelisco de Buenos Aires, ficou orçada em 193 milhões de pesos, o dinheiro para a cerimônia de encerramento simplesmente acabou. 

Segundo o jornalista Ernesto Rodrigues, Simplesmente haverá um desfile de atletas no estádio Parque Roca no dia 18 de outubro, com um modesto show de luzes e som, sem espectadores e sem televisão para limitar as despesas de logística. 

As principais causas do cancelamento da cerimônia de encerramento foram ao cenário econômico volátil do país e o aumento exponencial dos custos de mais de 1000% dos jogos do que foi estimado em 2013 pelo presidente argentino Mauricio Macri na campanha de candidatura (a previsão na época eram que seriam gastos um milhão de dólares e o último relatório aponta gastos de 11,5 milhões de dólares)

A  ideia de fazer uma cerimônia de abertura em uma avenida larga cercada por edifícios preocupa países como Estados Unidos, Israel, Grã-Bretanha e França, que consideram a participação de suas delegações na cerimônia arriscadas, pois transformariam os atletas e treinadores em alvos potenciais de ataques terroristas. A chance é que suas presenças na cerimônia de abertura seja mínima.

Os jogos olímpicos da juventude em Buenos Aires serão disputados entre os dias 6 e 18 de outubro.


foto: Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes