Últimas Notícias

Pivô Marc Gasol participa de resgate de refugiada à deriva no mar mediterrâneo

O pivô espanhol Marc Gasol, medalha de prata nos jogos de Pequim 2008 e Londres 2012 e que joga no Memphis Grizilles, ajudou a resgatar uma refugiada que ficou à deriva no mar mediterrâneo. A bordo de uma embarcação da ONG Proativa Open Armas, Marc Gasol ajudou no resgate e depois escreveu nas redes sociais


"Frustração, raiva e muita impotência. Inacreditável como tantas pessoas vulneráveis são abandonadas para morrer no mar. Admiração profunda por estes que são meus companheiros de equipe nesses dias @openarms-fund"

Em entrevista ao jornal "El País", Gasol explicou que passou a fazer parte da Proactiva Open Arms após conhecer o diretor e fundador da organização, Óscar Camps, no ano passado. No entanto, segundo o jogador, ele não pôde acompanhar o ativista na ocasião, porque tinha que disputar o Eurobasket com a seleção espanhola.

Gasol afirmou que as equipes avistaram na manhã da terça(17) uma embarcação inflável quase totalmente submersa. Quando se aproximou, ele percebeu a camaronesa se segurando em um pedaço de madeira. Ao lado estavam dela os corpos de outra mulher e uma criança.

"Os colocamos a bordo da nossa lancha e depois os levamos ao navio onde os médicos a entenderam. Ela estava em choque, assustada. Dissemos que íamos ajudá-la e soubemos o nome dela", disse.

Perguntado sobre por que decidiu participar da organização, Gasol citou uma foto que em 2015 percorreu o mundo. A imagem mostrava o corpo de Aylan Kurdi, de apenas 3 anos, sendo carregado por um policial turco em uma praia do litoral do país.

O pivô espanhol disse ter sentido "raiva" ao ver a imagem e afirmou que todas as pessoas devem fazer suas partes quando casos como o de Aylan ocorrerem. Foi quando conheceu a Open Arms.

"Eles me fizeram compreender que esta é uma realidade vivida por muitas crianças de todo o mundo. Fiquei impactado com a convicção, como eles se colocaram à disposição todos os seus recursos econômicos, logísticos, pessoais para ajudar essa gente. Admiro esse tipo de pessoa, as que fazem algo e não esperam que os outros façam", declarou a estrela do basquete espanhol.

Para Gasol, figuras conhecidas, como ele próprio, devem dar o exemplo e mostrar ao mundo a gravidade do que está ocorrendo.

"Quero ser testemunha e salvar pessoas. O risco que eu possa assumir por ser um jogador da NBA vai para o terceiro plano. Não há melhor exemplo do que os voluntários que estão aqui, com quem estou convivendo. Eles têm uma super equipe e você vê que eles fazem tudo para o bem comum", declarou o pivô.


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar