Lenda polonesa do atletismo mundial morre aos 72 anos

Membro do COI e atleta olímpica da Polônia mais condecorada na história, Irena Szewinska, faleceu aos 72 anos.

Szewinska competiu em eventos de atletismo por cinco Olimpíadas consecutivas entre Tóquio 1964 e Moscou 1980. Irena conquistou 3 ouros em Jogos Olímpicos e foi dona de 10 recordes mundiais.

Ela foi a única atleta de todos os tempos, masculina ou feminina, a ter recordes mundiais nos 100m, 200m e 400m e seu tempo de 49,28 segundos em Montreal continua sendo o recorde polonês atual.

Ela conquistou 34 vitórias consecutivas nos 400 metros antes de ser derrotada pela controversa atual recordista mundial da Alemanha Oriental, Marita Koch, no Campeonato Europeu, em 1978.

Szewińska atuou como membro do COI desde 1998 e permaneceu na Comissão de Coordenação de Tóquio 2020, bem como nas Comissões de Mulheres no Esporte e Atividades da Sociedade. 

Ela também atuou como vice-presidente e membro do Conselho Executivo da Associação Mundial de Atletas Olímpicos e também atuou em Comissões de Coordenação para Atenas 2004 e Londres 2012.

"Estou chocado e entristecido com a perda da nossa querida amiga olímpica Irena Szewinska", disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Szewińska sofria de câncer desde 2014, mas ainda atuava em eventos esportivos internacionais.

Foto:Getty Images


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes