Kuwait segue suspenso mas comitê executivo do COI afirma que houve evolução

A suspensão do Kuwait pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) permanecerá em vigor, mas o progresso em direção à sua reintegração está sendo feito, afirmou o conselho executivo da entidade.

Uma reunião aconteceu na semana passada entre uma delegação do Movimento Olímpico, representantes do governo do Kuwait e outras partes interessadas.

Com base nisso, o porta-voz do COI, Mark Adams, disse que foi acordado "Que novos intercâmbios serão feitos para esclarecer certos pontos sobre uma controversa lei esportiva no Kuwait, para ter certeza de que o país está totalmente alinhado a Carta Olímpica".

Adams também disse que o COI trabalhará para chegar a um "roteiro" para levar a novas eleições nas federações nacionais do Kuwait sob a supervisão do COI e do Comitê Olímpico do Kuwait.

Se essas mudanças se concretizarem, o Kuwait poderá voltar a competir sob sua bandeira provisoriamente.
O Kuwait foi suspenso em 2015, quando a introdução da lei esportiva ameaçou a autonomia do esporte no país.

O COI tem regras rígidas de proteção contra a interferência do governo no esporte.

Na Rio 2016 atletas do Kuwait competiram sob a bandeira do COI, onde Fehaid Al-Deehani ganhou uma medalha de ouro como Atleta Olímpico Independente em uma prova do tiro esportivo.

O COI espera que as novas eleições propostas, juntamente com mais esclarecimentos sobre a lei do esporte, permitam o Kuwait a ser introduzido novamente no Movimento Olímpico.

Foto: ITG


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes