Em alta no Mountain Bike, Henrique Avancini ganha a prova do Short Track na etapa de Vallnord da Copa do Mundo

Com apenas um segundo de vantagem e liderança desde o início da prova, o ciclista Henrique Avancini marcou o seu nome no esporte brasileiro. Na sexta-feira (13), ele se tornou o primeiro atleta olímpico tupiniquim a conquistar o lugar mais alto do pódio do short track de uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike. A vitória veio em Vallnord (Andorra), um dos locais em que ele guarda boas recordações.

“É incrível, eu fiz uma grande corrida. Eu estou no topo do mundo do short track e o sentimento é incrível. Eu estava com as pernas bem fortes, mas eu perdia um pouco no meio da prova. Hoje, eu conversei bastante com meu técnico antes da corrida e tínhamos um plano. Colocamos ele em prática e deu certo. Eu estou muito feliz. Essa vitória vai para o Brasil. É um momento muito especial para mim”, disse o atleta, bastante emocionado com a vitória.

“Na última semana, eu conquistei o meu primeiro pódio em Copas do Mundo. E hoje, eu não sei como aconteceu (risos). É a realização de um sonho. Eu não pedalo sozinho. Pedalo pelo meu país, pela minha equipe, pelo meu projeto no Brasil, por todos que sobem na bicicleta e pelas coisas que acredito. É um grande dia para todos nós”, completou Henrique.

Número 2 do ranking mundial, Avancini terminou a prova com 19min53seg. Os ciclistas Mathieu Van der Poel, Gerhard Kerschbaumer e Nino Schurter brigaram pela vitória até os últimos espaços, terminando o short track a apenas um segundo atrás do brasileiro. O atleta fluminense não escondeu a sua emoção, batendo no peito assim que o primeiro lugar foi consumado. Com o resultado, ele conquistou pontos visando ao ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional) e terá posição privilegiada para a disputa do Cross Country Olímpico, neste domingo (15).

A etapa de Vallnord guarda grandes lembranças ao atleta. Em 2017, conquistou o inédito Top 10 em Copas do Mundo para o Brasil. Já nesta temporada, no primeiro short track da história do local, conseguiu a primeira colocação. Para isso, focou em algumas cargas de treinos hipóxicos, ou seja, com menos oxigênio e fez alterações pontuais em sua mountain bike para encarar a altitude de cerca de 2 mil metros em Andorra.

Foto: Red Bull


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes