Últimas Notícias

Campeão Paralímpico de natação se aposenta após reclassificação

Campeão paralímpico, o britânico Matt Wylie anunciou sua aposentadoria do esporte logo após mudar da classe S9 para a classe S10.

Wylie, de apenas 21 anos, foi campeão dos 50 metros livres S9 na Rio 2016. Ele estabeleceu seu primeiro recorde britânico em 2012, com apenas 15 anos, e atualmente detém três.

"A decisão de se aposentar tem sido algo que eu tenho pensado muito sobre as últimas semanas", disse Wylie, segundo o comunicado da British Swimming. “O processo de passar por uma mudança na classificação me tirou da minha paixão pelo esporte que eu mantinha tão perto de mim."

No final de 2017, a World Para Swimming anunciou que implementaria um novo processo de classificação, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2018 - todos os atletas devem passar por um novo teste de classificação em 2018 (com exceção de alguns casos especiais). Este novo processo destina-se a combater a deturpação intencional (IM), que ocorre quando um atleta intencionalmente faz com que seu comprometimento pareça mais grave, a fim de ser colocado em uma classe menor de incapacidade.

De acordo com o novo sistema, até agora, um número desmedido de atletas, alguns mais conhecidos do que outros, foram reclassificados - tanto para cima quanto para baixo.

Em sua nova classificação, Wylie disse que dificilmente conseguirá chegar ao top 8 em eventos internacionais, quanto mais no pódio. Seu sentimento ecoa o do colega britânico Ollie Hynd, que recentemente expressou que estava "de coração partido e confuso" com a reclassificação de S8 para o S9.

“Matt fez uma enorme contribuição para a para-natação. Ele é um dos atletas mais profissionais e dedicados com os quais já tive o privilégio de trabalhar ”, disse Chris Furber, diretor nacional de performance da British Para-Swimming. “A classificação é uma parte fundamental de todo o para-esporte e, embora respeitemos e apoiemos a decisão de Matt, ele certamente será deixado de lado pelos atletas, treinadores e staff da equipe."

Wylie agora irá se formar em direito e espera orientar jovens nadadores do esporte.

Foto:British Swimming

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar