Azerbaijão e Ucrânia irão enfrentar restrição em Tóquio 2020 por atletas juniores flagrados no doping

Azerbaijão e Ucrânia tiveram atletas juniores pegos no exame anti-doping e isso pode deixar os dois países fora de Tóquio 2020.

Ambos os países estão entre os 9 suspensas por um ano pela IWF em outubro de 2017 mas os dois países tiveram atletas dopados no campeonato europeu júnior na mesma semana em que a proibição de um ano começou.

Quatro atletas que disputaram o campeonato em Durres, na Albânia, foram desclassificados; dois são da Ucrânia, um do Azerbaijão e o quarto é Nikjolay Panayotidi, da Rússia, outro país que enfrenta suspensão.

A apenas duas semanas atrás, a IWF interrompeu a suspensão do Azerbaijão ter feito progressos significativos no combate ao doping mas o último caso leva o Azerbaijão a três testes positivos dentro de oito meses, e qualquer país com três testes positivos em um ano está sujeito a uma suspensão que os manterá fora de Tóquio 2020. 

As proibições de um ano, impostas pela IWF a todas as nações que tiveram três ou mais pontos positivos no reteste de amostras dos Jogos Olímpicos de 2008 e 2012 em Pequim e Londres, respectivamente, começaram em 20 de outubro do ano passado.

O Azerbaijão teve cinco positivos retrospectivos, quatro dos quais foram suspensos mais de uma vez, enquanto a Ucrânia teve três.

O Campeonato Europeu Júnior e Sub-23 começou cinco dias antes do início das proibições, e atletas de nações suspensas puderam competir até o final do evento.

Entre eles estava Huseyn İsmayilov, 19 anos, medalha de bronze de 94 quilos pelo Azerbaijão em Durres que testou positivo para testosterona.
A terceira levantadora do Azerbaijão que testou positivo para esteroídes recentemente foi Anastassiya Ibrahimli, campeã mundial júnior em 2013, quando competiu na categoria até 75kg pelo Cazaquistão.

A IWF também anunciou novas proibições para dois ucranianos de 20 anos de idade, os quais foram desqualificados e perderam as medalhas conquistadas em Durres.

Foto:Youtube

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes