Últimas Notícias

Surto História: A XX Copa do Mundo em 20 fotos

Amanhã teremos Copa do Mundo novamente! Rússia e Arábia Saudita fazem o jogo de abertura meio-dia (horário oficial de Brasília) e dão a largada para 32 seleções buscaram a tão sonhada taça. Há quatro anos, celebrávamos a vigésima edição do mundial, realizado aqui no Brasil e vamos contar momentos importantes da história da Copa de 2014 em vinte fotos.

1 - Neymar comemora segundo gol contra a Croácia - 12/06/2014



O Brasil jogava em casa e estreava contra a Croácia na Arena Corinthians, em São Paulo. Logo aos seis minutos, Marcelo fez um gol contra, assustando a torcida brasileira. Mas Neymar, que já era nossa esperança, empatou aos 28' de perna esquerda e virou o jogo aos 26 minutos do segundo tempo, para explosão dos torcedores. Oscar ainda ampliou para 3 a 1 e o Brasil conseguiu estrear com vitória.

2 - Em revanche de 2010, Holanda massacra Espanha - 13/06/2014

Holanda e Espanha fariam um dos jogos mais aguardados da Copa de 2014 e não era para menos: As duas equipes se enfrentaram na final quatro anos antes do jogo em Salvador e o que se viu foi um verdadeiro massacre para cima dos campeões mundiais. Tudo parecia bem quando Xabi Alonso abriu o placar de pênalti para a Fúria, mas van Persie de peixinho empatou a partida em um gol antológico. No segundo tempo, Robben começou seu show. Marcou o gol da virada e assistiu de Vrij e van Persie aumentarem o placar. Depois de tanto infernizar a defesa espanhola, marcou o quinto gol da impiedosa goleada de 5 a 1. A foto já diz o quanto sofreu Iker Casillas nesse dia.

3 - Tecnologia à serviço da Copa do Mundo - 15/06/2014






Um ''gol fantasma'' da Inglaterra na final da Copa de 1966 é discutido até hoje sobre o gol que não foi. Mas em 2010, após um gol do também inglês Frank Lampard não ter sido validado na Copa do Mundo, a FIFA decidiu implantar em 2012 a tecnologia da Linha de Gol no Mundial de Clubes. O sistema implementado faz com que um acessório do arbitro apite se a bola entrou em caso de lance duvidoso. Com a tecnologia, um lance de Benzema que bateu na trave, na mão do goleiro Valadares e entrou, com o goleiro encaixando a bola em seguida. O lance foi mostrado no telão e realmente a bola tinha entrado. Foi o primeiro gol confirmado com o uso da tecnologia em um mundial.

4 - Messi enfim desencanta - 15/06/2014



















              Lionel Messi chegava ao mundial do Brasil com status de protagonista da Argentina, mas a imprensa batia na tecla que o camisa dez argentino não marcava um gol desde a Copa de 2006, quando ainda era uma promessa. Tendo chegado em 2010 como melhor do mundo, não fez um gol sequer e estava devendo. Logo no maior templo do futebol, Messi em boa jogada, fez o que sabe fazer de melhor: golaços e fez mais um, para garantir a vitória da Argentina na estreia. A foto após o gol resume a explosão e alívio de ''La Pulga''.

5 - Um fiasco gigantesco - 18/06/2014



A Espanha precisava vencer o Chile a qualquer custo para continuar com chances na Copa do Mundo. No primeiro tempo, Vargas e Aránguiz fizeram 2 a 0 e eliminaram os campeões do mundo, de quem se esperava muito mas pouco fizeram. Repetiram o fiasco da França em 2002, chegando como defensores do título e caindo na fase de grupos.

6 - A redenção de Luís Suárez - 19/06/2014






                                   
Suárez era uma das atrações daquele mundial. Chegou operado do joelho não fazia um mês e não disputou a primeira partida na derrota para Costa Rica por 3 a 1. Ele voltaria logo contra a Inglaterra, na partida que praticamente o vencedor sairia com a vaga para a próxima fase. Suárez deu um show e se emocionou. Marcou os dois gols da partida e no segundo, o da vitória, ajoelhou e chorou de braços abertos. Fez um dos momentos mais belos daquela Copa do Mundo.

7 - Uma zebra histórica nas oitavas-de-final - 20/06/2014



Antes da Copa de 2014 começar, era inegável que o grupo D, com três campeões mundiais era o da morte. Num grupo com Itália, Inglaterra e Uruguai, a Costa Rica era apontada como saco de pancadas, mas esqueceram de informar isso a eles. Venceram na estreia por 3 a 1 o Uruguai e surpreenderam ainda mais ao derrotar os italianos por 1x0, conseguindo uma classificação histórica para as oitavas. Nem os jogadores pareciam acreditar...

8 - Do céu ao inferno - 24/06/2014




A vitória de 1 a 0 contra os italianos que classificou os uruguaios para as oitavas-de-final ficou em segundo plano. Suárez que tinha ido ao céu marcando os dois gols da vitória contra a Inglaterra dias antes, foi ao inferno ao morder o zagueiro Chiellini. O atacante foi expulso e banido do futebol por seis meses.

9 - Cristiano faz mundial apagado e Portugal é eliminado - 26/06/2014






Assim como em 2002, Portugal chegava ao mundial com o melhor jogador do mundo e decepcionou. Luís Figo, craque e camisa sete dos portugueses na Copa da Coréia do Sul e Japão, não foi bem e acabaram eliminados na fase de grupos. Cristiano herdou a camisa de Figo e chegou lesionado ao torneio. Fez apenas um gol na Copa de 2014 e venceram apenas uma partida, sendo eliminados na primeira fase.



10 - A centímetros da glória - 28/06/2014





                                   Para muitos, essa é a partida mais tensa de oitavas-de-final da história da seleção brasileira. O Brasil enfrentou o Chile em Belo Horizonte e empatavam em 1 a 1, quando o atacante Pinilla no último lance da prorrogação, na entrada da área desfere um chute forte que acerta o travessão e quase elimina os brasileiros. O jogador tatuou o lance no seu corpo com a frase ''a um centímetro da glória''.

11 - Júlio Cesar brilha - 28/06/2014






Na mesma partida, minutos depois da bola no travessão, Júlio Cesar que foi crucificado pela eliminação diante da Holanda em 2014, defendeu dois pênaltis e ainda contou com a sorte da cobrança de Jara bater na trave e sair. Júlio começava a se redimir de quatro anos atrás, classificando o Brasil.

12 - James Rodríguez destrói o Uruguai - 28/06/2014






                               James Rodríguez foi uma das grandes revelações do mundial no Brasil e ele mesmo despachou o Uruguai pra casa, ao marcar dois gols - um deles foi eleito o mais bonito da Copa do Mundo. Os dois gols do meia, classificou a Colômbia pela primeira vez às quartas-de-final.

13 - Água mole, pedra dura, tanto bate até que fura - 01/07/2014






O ditado nunca caiu tão bem para aquele Bélgica e Estados Unidos pelas oitavas. Tim Howard já veterano, cansou de fazer defesas difíceis nesse jogo. O goleiro foi herói e salvou até onde deu. De tanto tentar, a Bélgica marcou o primeiro com De Bruyne aos três minutos da prorrogação e Lukaku fez o segundo aos quinze. O gol de Green de nada adiantou, só diminuindo o placar para 2 a 1. Tim Howard foi brilhante em sua ultima partida de Copa do Mundo, mas infelizmente saiu frustrado.

14 - Krul sai do banco e classifica a Holanda - 05/07/2014






A imagem acima mudou a história da partida entre Holanda e Costa Rica pelas quartas-de-final. O goleiro titular Cilessen estava saindo no último minuto da prorrogação para entrada do goleiro reserva Tim Krul. Sem ninguém entender, a resposta veio minutos depois: Krul é alto e pegador de pênaltis, diferentemente do camisa um. A escolha do treinador Louis Van Gaal se provou correta ao defender os pênaltis de Bryan Ruíz e Michael Umaña, classificando a Holanda para a semifinal.

15 - O maior artilheiro da história - 08/07/2014






Na partida contra o Brasil, o segundo gol alemão marcado por Miroslav Klose, o transformou no maior artilheiro de todas as Copas, chegando a 16 gols e ultrapassando Ronaldo. Klose marcou cinco gols na Copa de 2002, marcou cinco no mundial de 2006, quatro gols na Copa de 2010 e marcou mais dois em 2014.

16 - O Mineirazo ficou para a história - 08/07/2014



O placar já diz bem o que foi a semifinal entre Brasil e Alemanha. Foi a pior derrota da seleção brasileira na sua história e o maior placar de uma semifinal de Copa. O vexame foi histórico e marcou a Copa de 2014.

17 - Argentina volta a final após 24 anos - 09/07/2014






Depois de uma partida dramática, a Argentina bateu a Holanda nos pênaltis em São Paulo para voltar a decisão depois de 24 anos e logo mais contra a Alemanha, repetindo as finais de 1986 e 1990, com vitória para ambos os lados.

18 - mais um vexame brasileiro - 12/07/2014






Ainda abalados pela goleada acachapante sofrida pela Alemanha dias antes, o Brasil enfrentou a Holanda na disputa do terceiro lugar e decepcionou novamente. Na capital Brasília, a seleção tomou 3 a 0 e se se despediu de maneira melancólica da Copa em que foi anfitrião.



19 - Gotze sai do banco na fim do jogo e marca na prorrogação - 13/07/2014






                                                                Faltando apenas dois minutos para o término da partida e acontecer a terceira disputa de pênaltis na final da história, Götze recebe lançamento de Schürlle e dentro da área domina de peito e bate de voleio na saída de Romero e fez 1 a 0.

20 - Alemanha é tetra - 13/07/2014






A campanha foi incontestável: seis vitórias e um empate em sete jogos, melhor ataque com 18 gols e apenas quatro gols sofridos. Ninguém mereceu mais que os alemães.

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar