Últimas Notícias

Surto de olho na Rússia: Os azuis e amarelos voltaram


Depois de ficar fora de duas Copas do Mundo, a Suécia volta a estar em um mundial. Quase sempre marcando presença desde 1970, os suecos tem chances de voltar ao mata-mata logo de cara. Essa é a décima segunda participação dos azuis e amarelos.

Na melhor campanha feita em suas doze participações, foi a do mundial de 1958, quando foram os anfitriões. Naquele mundial, os goleadores da seleção foram Kurt Hamrin e Agne Simonsson com quatro gols cada. Ambos os jogadores marcaram dois gols na fase de grupos em partidas diferentes. Simonsson nos 3x0 diante do México e Hamrin fez seus dois na vitória por 2x1 contra a Hungria. O placar não saiu do zero contra País de Gales.


No mata-mata, os dois atacantes marcaram apenas uma vez na vitória por 2x0 contra a União Soviética. Os 3x1 feitos na Alemanha Ocidental marcou a última vez que Hamrin marcaria em uma Copa do Mundo, fazendo o último gol do jogo.

Na final contra o Brasil, Liedholm abriu o placar aos quatro minutos, mas Vavá aos nove e aos 32' virou o jogo. No segundo tempo, Pelé em lance genial faz o terceiro, com Zagallo aumentando a goleada e Pelé deixando seu segundo no jogo. Simonsson marcou seu último gol em mundiais ao diminuir para 5x2, dando o vice-campeonato aos suecos.


Ultima Copa e Eliminatórias



Em 2006, a Suécia caiu no grupo B onde enfrentaria Inglaterra, Trinidad e Tobago e Paraguai. A estreia dos suecos acabou em 0x0 com os caribenhos, estreantes em Copas. No sufoco, o gol de Ljungberg aos 44 minutos do segundo tempo garantiu o 1x0 ante os paraguaios. Contra os ingleses, novamente emoção até o fim, quando Gerrard marcou o segundo gol inglês aos 40, mas cinco minutos depois, Larsson empatou o jogo.

Nas oitavas de final, jogaram contra a Alemanha, dona da casa e acabaram perdendo com dois gols de Podolski logo no início do jogo. Foi a última partida da Suécia no torneio até então.


Nas eliminatórias tiveram que se virar sem seu melhor jogador, Zlatan Ibrahimovic, que se aposentou da seleção. O desempenho foi bom, chegando na segunda colocação do grupo A, conseguindo chegar a repescagem com 19 pontos, deixando a Holanda de fora da Copa do Mundo pelo saldo de gols (17 a 9). As goleadas feitas contra a Bielorrússia por 4x0 e Luxemburgo por 8x0 ajudaram bastante no saldo. Importante destacar a vitória contra a França jogando em Solna, com Toivonen marcando nos acréscimos, foi de extrema necessidade.


Na repescagem, enfrentar a tetracampeã Itália seria difícil, mesmo com os italianos não vivendo seus melhores dias. Sem querer, a Suécia deixou muita gente chateada. A vitória por 1x0 em Solna e o empate sem gols em Milão, classificou os azuis e amarelos, deixando a Squadra Azzurra de fora da Copa e o goleiro Buffon em choro compulsivo, enterrando sua carreira na seleção.


Surto de olho no craque






Extremamente importantes na classificação inesperada da seleção sueca para o mundial da Rússia, Marcus Berg e Emil Forsberg são dois dos principais nomes do futebol sueco atualmente e para conseguirem chegar às oitavas de final, precisarão jogar tudo o que sabem para tal feito. A dupla participou diretamente de mais da metade (52%) dos gols suecos nas eliminatórias.


Marcus Berg se tornou o protagonista do ataque com a aposentadoria de Ibrahimovic. Berg tem 31 anos e vai disputar sua primeira Copa do Mundo. Revelado no Götemborg, time do país natal do jogador, em 2005. Após sair para jogar no holandês Groningen em 2007, dois anos depois chegou ao Hamburgo, onde foi emprestado para os também holandeses do PSV. Desembarcou na Grécia para jogar no Panathinaikos, ficando por quatro temporadas e fazendo 95 gols em 170 jogos. Desde o ano passado joga no Al Ain, onde tem mais gols do que jogos (36 em 35 partidas).

Fez uma grande temporada, que coroou o Al Ain como campeão do Emirados Árabes, terminando como artilheiro do campeonato com 25 gols e maior assistente do torneio com 10 passes, sendo eleito melhor jogador. Nas eliminatórias, também artilheiro da seleção sueca, marcando oito vezes. É centroavante nato, podendo ser o homem gol da Suécia nesta Copa do Mundo.


Emil Forsberg é o camisa dez e o cérebro da Suécia. Tem 26 anos e é outro que vai disputar o mundial pela primeira vez. Surgiu para o futebol em 2009 no GIF Sundsvall, ficando até 2013, quando foi contratado pelo Malmö, maior clube da Suécia. Conquistou em duas temporadas no clube, dois campeonatos suecos e duas supercopas, sendo eleito em 2014 o melhor meio campista do torneio nacional.

Chegou ao futebol alemão ainda em 2014, para disputar a segunda divisão pelo Red Bull Leipzig. Foi um dos destaques no acesso e na campanha história que culminou no segundo lugar logo na estreia do time. Forsberg terminou a temporada em alta, sendo o maior assistente da Bundesliga, acabando no time do ano. 

No meio-campo, só não joga como primeiro volante, sendo melhor como armador. Tem como pontos fortes as bolas paradas. Como é bem técnico, o drible também é um bom recurso do sueco. Tem tudo para fazer uma boa Copa do Mundo.

Time titular




O treinador da seleção é Jan Olof Andersson, também conhecido com Janne Andersson, tem 55 anos e é técnico desde 1988. Com tanta experiência, foi escolhido em 2016 para ser o novo técnico da Suécia, após ter vencido o campeonato sueco em 2015. Seu time base deve ter Olsen, Lustig, Lindelöf, Granvqist, Olsson; Durmaz, Hiljemark, Ekdal, Forsberg; Berg e Toivonen.

Conclusão



A Suécia tem um time razoável e com bons nomes para lutar por uma vaga entre os dezesseis melhores. Tem que tomar cuidado ainda assim, pois a defesa não é essas maravilhas. É bom ver os azuis e amarelos em um mundial novamente, mas terão que jogar bola para conseguir algo mais além de figuração.





0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar