Últimas Notícias

Morre Axel Schmidt, Campeão Pan-Americano e mundial na Vela

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) anunciou na última segunda-feira (11) o falecimento do velejador Axel Schmidt, acontecido no domingo, dia 10, no Rio de Janeiro.


Filho do dinamarquês Preben Schmidt, Axel, ao lado do seu irmão gêmeo Erik, foi um dos pioneiros do que viria a ser a “Família Schmidt Grael”. 

Ao lado de Antonio Figueira Barbosa, os dois irmãos foram os primeiros velejadores brasileiros a conquistar uma medalha de ouro internacional, nos Jogos Pan-Americanos de Chicago-1959, na classe Lightning. Quatro anos depois, levariam a prata no Pan de São Paulo.

Axel e Erik foram também os primeiros campeões mundiais da vela brasileira. Conquistaram de forma consecutiva o tricampeonato mundial da Snipe (1961/1963/1965), um feito até hoje único na classe. Ambos ficaram conhecidos como os "Gêmeos do mar"

A dupla disputou os Jogos Olímpicos da Cidade do México-1968 (classe Star) e Munique-1972 (classe Soling).

Na vela oceânica, Axel foi timoneiro do veleiro “Pluft” na conquista da Regata Buenos Aires-Rio. Com seu veleiro “Osprey”, conquistou a Regata Santos-Rio e o Circuito Rio de Vela de Oceano. Foi ainda comodoro do centenário Rio Yacht Club, o Sailing, de Niterói.

Casado com Moema e pai de Ingrid e Anders, Axel dedicou-se, junto com Erik, a preparar os sobrinhos para a vela. Torben e Lars Schmidt Grael viriam a ganhar sete medalhas olímpicas. Sobrinha neta de Axel, Martine Grael hoje dá sequência a essa história de família, tendo sido campeã olímpica nos Jogos Rio 2016.

Axel tinha 79 anos e deixa Esposa Moema, os filhos Ingrid e Anders e os  Netos Bárbara e Dylan.

Foto: Divulgação




0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar