International Testing Agency inicia suas operações em Lausanne

A nova agência internacional de testes anti-doping (ITA), anunciada como "Uma importante participante na luta contra o doping", iniciou oficialmente suas operações em Lausanne, Suíça.

A entidade foi lançada na capital olímpica depois de realizar a segunda reunião do conselho da fundação.

A criação da entidade foi aprovada pelo comitê executivo do COI em julho do ano passado, com seus serviços antidoping estando disponíveis para Federações internacionais e grandes eventos que estão dispostos a se inscrever.

O ITA alega agir independentemente de qualquer organização esportiva ou interesse nacional e sua criação é vista como importante na luta pelo esporte limpo.

O logotipo também foi criado com a frase "Manter o esporte real".
"Nossa equipe terá a chance de operar na capital olímpica e se beneficiar do forte know-how que existe em Lausanne e no estado de Vaud.

"Estamos ansiosos para fornecer à comunidade esportiva global e aos atletas nossa especialização em esportes limpos.

"Nosso foco principal será recuperar a confiança, agindo sobre questões de doping uniformemente em todos os esportes em todo o mundo."

Foi questionado se o ITA será uma entidade de fato independente, já que a maioria dos membros do Conselho da Fundação tem ligações com a governança esportiva.

Benjamin Cohen, o diretor-geral do ITA, disse ao site inside the games que o corpo continuaria parcial e, ao mesmo tempo, prestaria um serviço mais eficiente e melhor para as organizações esportivas.

Os membros incluem o peruano Uğur Erdener, que atua como representante do COI.

Como vice-presidente do COI, ele também faz parte do Comitê Executivo da Agência Mundial Antidoping (WADA) e do Conselho da Fundação.

Ele preside a Comissão Médica e Científica do COI e é Presidente do Comitê Olímpico Turco e do Arco e flecha Mundial.

Francesco Ricci Bitti, o presidente italiano da Associação das Federações Internacionais Olímpicas de Verão e ex-chefe da Federação Internacional de Tênis, também tem um assento no conselho como representante do IF.

Os dois membros restantes são a nadadora do Zimbabué Kirsty Coventry e a chinesa Peijie Chen.

Chen, a atual presidente do Instituto de Educação Física de Xangai, será o representante independente.

A Unidade Esportiva Livre de Doping da Associação Global de Organizações Internacionais do Esporte se tornará o "núcleo operacional" do ITA, "assegurando a perícia de pessoal necessária para fornecer serviços antidoping sob sua nova estrutura de governança independente".

A chegada do ITA foi bem recebida pelas autoridades de Lausanne e Vaud.


Foto:ITA

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes