Coreias do Sul e do Norte competirão juntas em campeonato do leste asiático de judô

O judô vai juntar a Coreia do Norte e a Coreia do Sul em um time unificado e fará história competindo no Campeonato do Leste Asiático em Ulaanbaatar, na Mongólia, neste fim de semana. A novidade vai acontecer na disputa por equipes.

Marius Vizer, presidente da Federação Internacional de Judô, se reuniu com Pak Hak Yong, secretário geral de judô da Coreia do Norte, e Cho Yong Chul, vice-presidente da associação de judô da Coreia do Sul, no Grand Prix de Hohhot, em maio, para discutir a criação dessa equipe unificada para o Campeonato Mundial de Judô de Baku, no Azerbaijão, em setembro deste ano.

Essas conversaram pavimentaram o caminho para a união dos dois países vizinhos, e as negociações para que esse time unificado dispute o Mundial seguem em andamento.

O comitê organizador do Campeonato do Leste Asiático teve uma reunião nesta quarta-feira para finalizar os planos para o evento e revelou que 200 judocas vão competir, além de anunciar que a Coreia do Norte e do Sul estarão defendendo uma única bandeira masculina e feminina no evento por equipes no domingo - cinco judocas por equipe.

A equipe unificada das Coreias vai lutar contra China, Taipei, Hong Kong, Japão e Mongólia, e vai usar a Arirang, uma canção folclórica coreana, como seu hino. A bandeira da Coreia unificada vai estar no quimono dos atletas.

foto: IJF

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes