Brasília pronta para receber o Pan-Americano de Triatlo

Neste sábado (23) Brasília receberá o Campeonato Pan-Americano de Triatlo, que leva para o lago Paranoá, em Brasília  os melhores triatletas do Brasil e de 16 países do continente.

Os atletas encaram um percurso de 1.500 metros de natação, 40 quilômetros de ciclismo e 10 quilômetros de corrida. O objetivo principal é somar pontos importantes no ranking olímpico que pode levar aos Jogos de Tóquio 2020. Entre os destaques estrangeiros estarão os mexicanos Crisanto Grajares, campeão dos Jogos de Toronto 2015, e Rodrigo Gonzales, vencedor da etapa de Huatulco da Copa do Mundo de Triathlon, além da argentina Romina Biagioli, atual campeã sul-americana da modalidade.

O Brasil contará com seus principais atletas, como Pâmella Oliveira e Diogo Sclebin, representantes do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres2012 e Rio2016, Manoel Messias, atual campeão panamericano, e Vittória Lopes, eleita pelo COB melhor atleta do Triathlon em 2017, dois destaques da nova geração.

"Esse início de pontuação para o ranking olímpico é muito importante pois interfere diretamente na estratégia de qualificação. Se os atletas obtiverem uma boa pontuação já no começo, eles podem ficar um pouco mais tranquilos em relação aos pontos e podem escolher melhor as provas em que irão competir no decorrer da corrida olímpica.

Mas caso não consigam gerar uma pontuação boa agora, eles irão precisar lutar por mais pontos e buscar outras competições que permitam boa pontuação, muitas vezes aumentando o número de provas em que participam para chegar numa posição de conforto, o que torna a rotina de viagens mais estressante", explica Rodrigo Milazzo, gerente de alto rendimento da CBTri.

Nesse momento então, a ideia dos brasileiros é aproveitar a vantagem de competir em casa para garantir um bom resultado. "É hora de aproveitar essa vantagem, ainda mais uma prova desse nível e que oferece pontos somente para os atletas do continente americano. 

Além disso, muitas vezes as famílias estão presentes, existe o apoio da torcida local, e com isso os atletas acabam se sentindo mais a vontade, aumentando o empenho e a motivação", ressalta Rodrigo.

Foto: Divulgação


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes