Últimas Notícias

Sem convocação para o Pan, atletas do levantamento de peso divulgam carta ao presidente da CBLP

A menos de dez dias do início do Pan-Americano de levantamento de peso, o Brasil ainda não tem definido quais serão os seus representantes no torneio. A Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP) marcou seletiva para o último dia 10 de março, mas o evento acabou não acontecendo. Indignados com a falta de diálogo com o presidente da entidade, Enrique Montero, um grupo de atletas liderado pelo carioca Jousé Lucas recusou-se a participar da seletiva. Na quarta (2), o mesmo Josué divulgou carta aberta endereçada à Enrique Montero. Ele e os demais atletas de elite cobram que haja a convocação para o Pan o mais rápido possível.


"Entendo que a CBLP tem como política não submeter inscrições preliminares. Dado que as inscrições finais para este evento eram requeridas até 12 de abril de 2018, gostaria de entender qual o motivo das mesmas não terem sido divulgadas nos canais oficiais de comunicação da CBLP" disse Jousé.

O Pan-Americano de Levantamento de Peso está marcado para acontecer de 12 a 19 de maio, em Santo Domingo, República Dominicana. O evento distribui vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2019, em Lima.

A revolta dos atletas com Enrique Montero aconteceu por conta da ausência do dirigente na seletiva no Rio. O grupo cobrava uma conversa com o presidente da CBLP, pedindo transparência e uma melhor estrutura para a modalidade.

"Desde 2016 estamos procurando o presidente para uma conversa e nada. Queremos saber sobre planejamento, calendário, critérios para convocações dentre outras coisas. Não há diálogo algum com a confederação" comentou Josué na ocasião.

Principal levantador de peso do país, o recordista das Américas Fernando Reis apoiou a causa. Mesmo não morando mais no Brasil, o super pesado vem tendo atritos públicos com Enrique Montero há pelo menos dois anos.

Procurado pelo site GloboEsporte.com na ocasião, Enrique Montero se defendeu das acusações, acusando a comissão de atletas de "desordem" na seletiva.

"Os atletas sempre tiveram acesso à Confederação e ao presidente, no qual sempre atendeu a todos, sendo a última reunião durante o Campeonato Sul-americano (dezembro/2017). O presidente da comissão de atletas esteve presente em nossa Assembleia Geral Ordinária de 2017, no qual inclusive votou na eleição da CBLP. O mesmo constantemente entra em contato através de e-mail e WhatsApp. Portanto a afirmação “Desde 2016 estamos procurando o presidente para uma conversa e nada...“ é totalmente equivocada" disse Enrique.

Confira a carta aberta enviada pela comissão de atletas:

Prezado Sr. Presidente,

Obrigado pelo não envio da convocação. Irei proceder com a inclusão dos e-mails dos senhores Diego Martinez e Dragos Stanica em comunicações futuras.

Também no futuro, creio ser produtivo que estabeleçamos uma linha mais clara de comunicação com os atletas. Tenho certeza que o senhor entende que receber a notícia da convocação (ou não) há menos de 10 dias de um evento classificatório para os Jogos Pan-Americanos 2019 não é ideal para nossos atletas.

Entendo que a CBLP tem como política não submeter inscrições preliminares. Dado que as Inscrições Finais para este evento eram requeridas até 12 de Abril de 2018, gostaria de entender qual o motivo das mesmas não terem sido divulgadas nos canais oficiais de comunicação da CBLP.

Ainda visando a melhoria da comunicação da Confederação com a comunidade dos atletas, o senhor acredita ser possível estabelecer como regra a divulgação das Inscrições Finais, em futuros eventos, dentro de nossa comunidade ao final do prazo estabelecido pelo comitê organizador de cada evento? Como entendo que a divulgação prematura de nossos Totais possa prejudicar a estratégia de nossa equipe, uma simples listagem de nomes de atletas convocados seria de grande valia para nosso grupo.

Meus cumprimentos,

Josué Lucas Ferreira da Silva

Confira a resposta do presidente da CBLP

Bom dia, Josué,

Gostaria inicialmente de reiterar (transcreverei na integra) a minha sugestão que lhe foi repassada na resposta que lhe enviei (e aos demais copiados nesse email) no dia 28 de abril.

“Também sugiro tratarmos de assuntos internos apenas com a CBLP, sem a necessidade de copiar o COB, a Panamericana, a IWF. Essa é uma sugestão, pois não é costume as instituições receberem assuntos que não são pertinentes a eles.” Por isso, estou retirando eles (novamente) da lista de destinatários e deixando somente a Comissão de Atletas, Membros da Assembleia da CBLP e funcionários da área técnica da CBLP.

Como é de seu conhecimento, EU e a CBLP estamos sempre a disposição de nossos filiados, Comissão de Atletas, Árbitros e demais stakeholders.

Em nossa última reunião, do dia 23 de abril, passamos praticamente todo o dia tratando de assuntos do Levantamento de Pesos, no qual você até pediu desculpas pelas afirmações não verdadeiras inseridas no Manifesto. Sendo que esse Manifesto nunca foi entregue à mim ou a CBLP, com informações não condizentes com a verdade, conforme você reconheceu na frente de todos na AGE.

Sobre seus últimos emails, parece que houve um equívoco na sua interpretação e/ou perguntas.

No email anterior você perguntou sobre a “relação preliminar de atletas convocados...”, no qual respondemos que “a CBLP não costuma fazer convocações preliminares. Pela primeira vez, em décadas, realizamos uma convocação preliminar para os Jogos Olímpicos Rio 2016.”

Porém, agora, no seu último email você afirma que “entendo que a CBLP tem como política não submeter inscrições preliminares”, o que não é verdade. A CBLP segue estritamente o regulamento das Federações Internacionais, legislação nacional, bem como os regulamentos das competições. Portanto, temos que seguir as datas estipuladas, caso contrário nenhum atleta brasileiro poderia competir. Da mesma forma, todos os atletas, técnicos, dirigentes estão vinculados ao CBJD no qual tem que seguir as normas.

A única seletiva para o Pan-americano ocorreu em 10 de março de 2018, no qual grande parte dos atletas optaram em não participar e, alguns, impediram a realização do evento permanecendo em locais não permitidos, mesmo sendo solicitado educadamente pelos organizadores para liberarem o espaço.

Após a minha eleição (em 2013) implementamos regras claras para a participação em eventos internacionais. Com isso, todos os atletas, técnicos, imprensa e demais interessados sabem quais atletas conseguiram obter o direito de participar (se não houver excesso de atletas que conseguiram os índices). Toda a Comissão de Atletas confirmou que essas regras são claras, que os índices estão divulgados e que vocês concordam com a metodologia.

Sobre nossos canais de comunicação repito o que foi falado na AGO, digo, que não contamos mais com Assessoria de Imprensa e nosso contrato do sítio web está em processo renovação.

Sobre a divulgação de nossas inscrições finais, não visualizamos essa necessidade. Ressaltamos que o Comitê Organizador (por regulamento) tem data para a divulgação de todas (todos os países) as inscrições.

Continuamos abertos para quaisquer esclarecimentos e reitero o que falei na nossa última reunião “Estamos disponíveis para reuniões com a Comissão de Atletas, bastando, apenas, o agendamento que estaremos disponíveis. Contudo e, infelizmente, a Comissão de Atletas não marcou nenhuma reunião em dois anos de funcionamento”. Além disso, outro fato que nos causou estranheza, referente a Comissão de Atletas, foram as entrevistas em nome da própria Comissão de Atletas, sendo que a maioria deles (atletas que compõem a Comissão) não tinham tal conhecimento; conforme confirmados pelos próprios atletas (copiados nesse e-mail).

Abraços,
Enrique Montero
CBLP

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar