Rússia continua a não estar de acordo com o código antidoping segundo a WADA

A Agência Antidoping da Rússia, RUSADA, vai permanecer suspensa por não cumprir todos os requisitos para a reintegração, o comunicado foi da WADA que frisou que há falhas do país.

O diretor geral da WADA,  Olivier Niggli, disse a Reuters que a disputa não terá fim até que a Rússia cumpra todas as diretrizes.

"Seguimos nosso processo", disse Niggli à Reuters.

“Os russos têm os meios para resolver o problema se quiserem. A bola está na quadra deles."

"O que importa para mim é que seguimos o processo, delineamos o roteiro e seguimos isso."

Alguns membros do conselho da fundação, no entanto acham que o assunto deve ser concluído.

Patrick Baumann, membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), que também faz parte do comitê executivo da WADA, perguntou ao Conselho da Fundação por quanto tempo essa disputa irá se arrastar.

A reunião expôs também a divisão que parece estar se formando entre os membros da diretoria da WADA e membros do conselho que também têm laços com o COI.

O membro sênior canadense do COI, Dick Pound, que ajudou a montar a WADA e foi seu primeiro presidente, continua a estar entre as vozes mais exigentes, exigindo concordância antes que a Rússia seja bem recebida de volta.

"Eles (Rússia) estão rindo de nós", disse Pound à Reuters. “Parece-me que tem havido um esforço implacável para tentar recuperá-los, em vez de dizer que você está fora, nos convencer de que você mudou de idéia na conduta e talvez volte.

"Você tem a impressão de que o COI e o movimento olímpico em geral sentem que a Rússia é importante demais para ficar de fora."

A Rússia atendeu muitas regras mas acesso ao laboratório de Moscou e reconhecimento das conclusões do relatório comissionado pela WADA que encontrou evidências de doping patrocinado pelo Estado foram dois itens fundamentais que faltaram para a aprovação do país.

As autoridades russa seguem negando que o doping foi patrocinado pelo estado.

Foto:Reuters

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes