Onze brasileiros já estão qualificados para o Mundial Sub-20 de Atletismo, na Finlândia

Onze atletas do Brasil já tem indices para o Mundial de Atletismo


Seis índices para o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, que será disputado em julho, em Tampere, na Finlândia, foram alcançados no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-23, encerrado no domingo (dia 29), na pista da Sogipa, em Porto Alegre (RS). Assim, subiu para nove o número de atletas brasileiros qualificados para o Mundial em 10 provas.

Um dos destaques no Brasileiro Sub-23 foi o amazonense Pedro Henrique Nunes Rodrigues (Endurance Sports), de 18 anos, que venceu o lançamento do dardo, com 70,25 m, superando a marca mínima de 69,49 m. "Agora vou treinar especificamente para o Mundial", disse o atleta. No ano passado, na categoria sub-20, ele ganhou a medalha de ouro no Sul-Americano da Guiana e no PAN do Peru. Na categoria principal, ganhou prata no Troféu Brasil Caixa de Atletismo.

O amazonense, treinado por Margarete Bahia, terminou 2017 em 10º lugar no Ranking Mundial de sua categoria. Pedro é sobrinho de Jander Cardoso Nunes, que foi um dos expoentes do dardo no País. "Meu tio é minha inspiração", falou Pedro. O Amazonas ainda revelou na prova Alexon Maximiano, medalha de bronze no PAN 2007, no Rio. 

A carioca Lorraine Barbosa Martins (EMFCA), que ratificou o índice dos 200 m, conseguiu três vezes a marca mínima dos 100 m, confirmando a boa fase. Quem também mostrou força foi o paulista Alison Brendom dos Santos (Pinheiros). Ele repetiu o índice nos 400 m com barreiras, com recorde pessoal (50.48), e obteve qualificação também nos 400 m, prova em que foi campeão, com 46.64 (também recorde pessoal).

Os outros três índices foram obtidos por Fabielle Samira Ferreira (SESI-SP), no lançamento do dardo, com 52,32 m, por Valquíria Meurer (IEMA/São Bernardo/Caixa), no lançamento do martelo, com 49,42 m, e por Marlene Ewellyn dos Santos (EMFCA), nos 400 m com barreiras, com 58.48.

Além de Alison (400 m com barreiras) e de Lorraine (200 m), também ratificaram os índices: Gabriel Menezes Santos Oliveira (Centro Olímpico), no salto em distância, com 7,59 m (0.9), e Mirieli Estaili Santos (ASA-Sorriso), no salto triplo, com 13,46 m (1.8) - segundo melhor resultado no Ranking da IAAF Sub-20 de 2018.

Os outros dois indices saíram no final de semana, durante a disputa do Torneio FPA Sub-18, Sub-20 e Adulto, em Campinas. Bruno Benedito da Silva (IVCL Orcampi) conseguiu o índice dos 400 m ao correr a prova em 46.57 (o exigido é 46.73). "Este é o primeiro ano do Bruno como Sub-20. Achava que ele tinha condições de fazer o índice já na semana passada em Porto Alegre, mas ele errou um pouquinho a estratégia na semifinal, o que acabou desgastando-o para a final", disse o técnico Evandro Lazari.

O outro índice foi alcançado por Weslley Bevilaqua Beraldo (Asempar/Paranavaí), que venceu o salto em distância, com 7,58 m 


Atletas brasileiros com índice:

Lorraine Martins (EMFCA) - 100 e 200 m
Marlene Ewellyn dos Santos (EMFCA) - 400 m com barreiras
Mirieli Estaili Santos (ASA-Sorriso) - salto triplo
Fabielle Samira Ferreira (SESI-SP) - lançamento do dardo
Valquiria Meurer (IEMA/São Bernardo/Caixa) - lançamento do martelo
Alison Brendom dos Santos (Pinheiros) - 400 m e 400 m com barreiras
Gabriel Menezes Oliveira (Centro Olímpico) - salto em distância
Luiz Maurício Dias (UFJF) - lançamento do dardo
Pedro Henrique Nunes Rodrigues (Endurance Sports) - lançamento do dardo
Bruno Benedito da Silva (IVCL Orcampi) - 400m
Weslley Bevilaqua Beraldo (Asempar/Paranavaí) - salto em distância


Foto: CBAt



Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes