Oito atletas do levantamento de peso recebem advertências após boicote em seletiva do Pan

O protesto na seletiva para o Pan-Americano, em março, no Rio, custou apenas uma advertência ao grupo de oito atletas liderados pelo carioca Josué Lucas. Nesta quarta (9), os levantadores foram a julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), em Florianópolis, e acabaram recebendo a pena mínima. Presidente da entidade, Enrique Montero sugeriu a suspensão do grupo por um ano.

Os atletas promoveram um boicote à seletiva por conta da ausência de Enrique no local da competição. O presidente da CBLP era cobrado para ter uma conversa sobre transparência e planejamento para a modalidade. Os levantadores também reclamaram de falta de condições no local de competição. Segundo a defesa dos atletas, não havia sequer ambulância no clube onde seria realizada a seletiva.

Dentre os oito levantadores advertidos, três estiveram na Rio 2016: Rosane Reis, Welisson Rosa e Mateus Gregório. Os outros punidos são: Bruna Piloto, Marco Túlio Gregório, Letícia Laurindo, Renan Senna, além de Josué Lucas. Os atletas foram notificados sobre o julgamento na noite da última sexta-feira. Enrique Montero denunciou o grupo por "ato de represália e rebeldia".

Bicampeão dos Jogos Pan-Americanos e recordista das Américas, Fernando Reis "escapou" da lista de denunciados. Como não participou diretamente do protesto na seletiva de março, o super pesado deve ser confirmado como um dos representantes do Brasil no Pan-Americano de Levantamento de Peso, na próxima semana, em Santo Domingo.

Mesmo com a proximidade do evento, a CBLP ainda não divulgou a lista de convocados - a comissão de atletas divulgou carta aberta cobrando uma posição, na última semana. No entanto, aparecem na lista de inscritos no site do torneio os levantadores: William Alvarado (69kg), Rafael Fernandes (69kg), Serafim Veli (94kg), Mayara Rocha (48kg), Liliane Menezes (69kg), Jaqueline Ferreira (75kg), além de Fernando Reis (+105kg).


foto: Getty Images

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes