Últimas Notícias

Oito atletas do levantamento de peso recebem advertências após boicote em seletiva do Pan

O protesto na seletiva para o Pan-Americano, em março, no Rio, custou apenas uma advertência ao grupo de oito atletas liderados pelo carioca Josué Lucas. Nesta quarta (9), os levantadores foram a julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos (CBLP), em Florianópolis, e acabaram recebendo a pena mínima. Presidente da entidade, Enrique Montero sugeriu a suspensão do grupo por um ano.

Os atletas promoveram um boicote à seletiva por conta da ausência de Enrique no local da competição. O presidente da CBLP era cobrado para ter uma conversa sobre transparência e planejamento para a modalidade. Os levantadores também reclamaram de falta de condições no local de competição. Segundo a defesa dos atletas, não havia sequer ambulância no clube onde seria realizada a seletiva.

Dentre os oito levantadores advertidos, três estiveram na Rio 2016: Rosane Reis, Welisson Rosa e Mateus Gregório. Os outros punidos são: Bruna Piloto, Marco Túlio Gregório, Letícia Laurindo, Renan Senna, além de Josué Lucas. Os atletas foram notificados sobre o julgamento na noite da última sexta-feira. Enrique Montero denunciou o grupo por "ato de represália e rebeldia".

Bicampeão dos Jogos Pan-Americanos e recordista das Américas, Fernando Reis "escapou" da lista de denunciados. Como não participou diretamente do protesto na seletiva de março, o super pesado deve ser confirmado como um dos representantes do Brasil no Pan-Americano de Levantamento de Peso, na próxima semana, em Santo Domingo.

Mesmo com a proximidade do evento, a CBLP ainda não divulgou a lista de convocados - a comissão de atletas divulgou carta aberta cobrando uma posição, na última semana. No entanto, aparecem na lista de inscritos no site do torneio os levantadores: William Alvarado (69kg), Rafael Fernandes (69kg), Serafim Veli (94kg), Mayara Rocha (48kg), Liliane Menezes (69kg), Jaqueline Ferreira (75kg), além de Fernando Reis (+105kg).


foto: Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar