Últimas Notícias

Observadores olímpicos falam de ceticismo sobre programa antidoping

Questões sobre a integridade dos frascos de coleta de amostra levaram à frustração os atletas que esse ano disputaram as Olimpíadas de Inverno, na Coreia do Sul, incluindo dois que quebraram as tampas de seus frascos.

Observadores divulgaram um relatório sobre a operação anti-doping em PyeongChang. Ao todo, foram realizados 3.189 testes que resultaram em 15 testes positivos, sendo que um desses casos envolve o curler russo Alexander Krushelnitsky, depois de testar positivo para o meldonium.

Os observadores disseram que dúvidas sobre a credibilidade do programa antidoping decorrente do escândalo russo nos Jogos de Sochi em 2014 levaram a um comportamento que revelou sentimentos subjacentes que incluíam ceticismo, dúvidas e medos.

Entre as principais preocupações dos atletas estava a integridade dos frascos de coleta de urina, que eram suscetíveis de serem abertos sem deixar nenhuma evidência. Reportagens da mídia sobre a falha circularam apenas algumas semanas antes do início das Olimpíadas. Uma garrafa diferente foi usada em Pyeongchang, mas a confusão "criou uma atmosfera de suspeita", e dois atletas quebraram as garrafas na tentativa de apertar as tampas o suficiente para garantir que ninguém pudesse adulterar suas amostras.

Eles disseram também que ouviram falar sobre as descobertas de Sochi 2014 onde um doping generalizado abalou o esporte da Rússia levando o país ao banimento de PyeongChang 2018.

Foto:AP


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar