Últimas Notícias

Ministério Público do Rio de Janeiro reabre processo contra Ryan Lochte

O Ministério Público do Rio de Janeiro reabriu o caso do nadador americano Ryan Lochte. Ele foi denunciado por mentir dizendo que foi assaltado durante a Olimpíada do Rio. Após um ano e nove meses do fim dos jogos olímpicos, o caso envolvendo o nadador americano ainda não foi solucionado. Nesta sexta-feira (11), o MP denunciou novamente o atleta à Justiça por falsa comunicação de crime.


Na época, Ryan Lochte contou, em entrevista a uma TV americana, que ele e outros três nadadores tinham sido vítimas de um assalto quando voltavam para a Vila Olímpica na madrugada do dia 14 de agosto de 2016. Ele disse que homens que se identificaram como policiais apontaram uma arma para ele e levaram sua carteira. Entretanto, câmeras de segurança desmentiram a versão de Lotche.

As imagens mostraram que ele e os outros atletas depredaram o posto e se envolveram em uma confusão com os funcionários, e que o assalto não aconteceu. Por ser um crime de menor potencial ofensivo, o MP sugeriu como pena uma multa de R$ 70 mil em cestas básicas, mas a defesa de Lochte conseguiu um habeas corpus, alegando que o nadador não cometeu crime, já que não comunicou o suposto assalto diretamente à polícia.

O Ministério Público conseguiu derrubar os efeitos da decisão e quer que Ryan responda criminalmente à justiça brasileira. Segundo o MP, a ação do denunciado trouxe sérias repercussões negativas à imagem do Brasil no exterior e "provocou imensas mobilizações e despesas com atos de investigação completamente inócuos, uma vez que não houve o crime de roubo que o denunciado noticiou".

O Superior Tribunal de Justica ainda vai julgar o mérito do habeas corpus, mas o MP decidiu denunciar o nadador. Se for condenado, a pena pode ser de um a seis meses de prisão ou pagamento de multa.

Na época, o nadador chegou a pedir desculpas pelo falso relato de assalto. "Quero pedir desculpas pelo meu comportamento – por não ter sido mais cuidadoso e sincero na forma como eu descrevi os eventos daquela manhã e por meu papel em tirar o foco de vários atletas [que estão] realizando seus sonhos em participar da Olimpíada", escreveu o nadador em mensagem divulgada em seu perfil no Twitter.

Como Lochte é norte-americano e reside fora do Brasil, o processo tramitará conforme o Decreto nº 3810, de 2 de maio de 2001, que estabelece normas do acordo de assistência judiciária em matéria penal entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos. A assistência mútua prevê, por exemplo, que possa ocorrer nos Estados Unidos a tomada de depoimentos do nadador e o fornecimento de documentos.

foto:Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar