Últimas Notícias

Fruto de projeto do ex-judoca Flávio Canto disputa o Campeonato das Américas de Judô para Cegos

A Seleção Brasileira de judô para deficientes visuais participará do Campeonato das Américas de judô paralímpico, de 20 a 23 de maio, em Calgary, no Canadá. Ao todo, 13 judocas representarão o país neste evento. Entre esses atletas, está Maria Nubea dos Santos (classe B2, categoria até 57kg), do Instituto Reação, fundado pelo medalhista olímpico e embaixador paralímpico, Flávio Canto. 

Desde que começou no paradesporto, Maria treina no Instituto Reação, e é a primeira atleta da entidade a ser convocada para a Seleção Brasileira em competições internacionais. O Reação foi criado em 2003 e tem relevante papel social em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Revelou, por exemplo, Rafaela Silva, medalhista de ouro no judô nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. 

“Para o Instituto é um privilégio tê-la conosco, e queremos ajudá-la a alcançar seus objetivos. Sempre tivemos dificuldade de encontrar atletas com deficiência visual, e a Maria Nubea começou muito determinada, sempre buscou treino”, celebrou Flávio Canto. 

Natural de Italva, Rio de Janeiro, Maria começou a praticar a modalidade há 3 anos e chamou a atenção dos técnicos da Seleção durante a etapa do Grand Prix Internacional Infraero, em 2017, e logo ganhou uma oportunidade entre os convocados para uma das fases de treinamento. Recém-chegada à equipe nacional, a atleta tem no currículo uma medalha de ouro no German Open 2018, bronze no Campeonato das Américas 2017, e quinto lugar na Copa do Mundo também do ano passado. 

“Entrei no judô com essa intenção (de integrar a Seleção). Estudei, treinei muito e aqui estou representando meu país. Treino de segunda a sexta-feira, cerca de quatro horas por dia em conjunto com a Seleção, o Instituto e o meu preparador físico para chegar nas competições com a performance ideal”, declarou a judoca de 28 anos, que tem baixa visão devido a uma toxoplasmose congênita.

No Campeonato das Américas, o Brasil será representado em todas as categorias, exceto no meio-leve masculino (até 66kg). A única divisão com mais de um atleta será o peso-pesado feminino, que contará com a medalhista de bronze na Copa do Mundo, na Turquia, Rebeca Souza, e Meg Emmerich, que depois de ótimos resultados em eventos nacionais, incluindo o ouro no Grand Prix Internacional deste ano, irá disputar sua primeira competição fora do Brasil.

Foto: Divulgação/CBDV


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar