Últimas Notícias

Conselho de ética do COB vai abrir processo contra confederação de ginástica e Marcos Goto

O Conselho de ética do COB (Comitê Olímpico do Brasil) abriu um processo ético para apurar responsabilidades e pedir esclarecimentos da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e de seu coordenador de seleções, Marcos Goto, no caso que envolve denúncias de abuso sexual cometidos pelo ex-treinador da seleção Fernando de Carvalho Lopes, conforme o Fantástico mostrou no domingo, dia 29/4.

Na sexta-feira, o conselho intimou Goto e a confederação a apresentar informações preliminares dentro de um prazo de cinco dias, como prega o regimento interno do comitê olímpico. Ambos podem fazê-lo por escrito. A partir das informações, o conselho vai analisar a admissibilidade do caso. Se não acatar, o processo é arquivado. Se for adiante, pode apontar um relator e se constituir uma investigação -com audiência com testemunhas e direito a defesa dos acusados.

A decisão do conselho de ética foi tomada depois que a comissão de atletas do COB lhe encaminhou uma representação. Quem a assinou foi o próprio presidente da comissão, o ex-judoca Tiago Camilo, duas vezes medalhista olímpico.

Goto é funcionário contratado do COB e poderia sofrer sanções do conselho. Ginastas ouvidos pela reportagem afirmaram que ele fazia piadas sobre os casos de assédio protagonizados por Lopes. Em sua defesa, ele afirmou à TV Globo que "jamais algum atleta veio a mim e relatou o que aconteceu".

O conselho de ética do COB foi estabelecido em março e atua de maneira independente da direção do comitê. Ele é composto por cinco membros, dos quais três independentes. Além do processo nele, o comitê também disse que vai criar um canal de ouvidoria para denúncias de abuso.

Lopes foi acusado por mais de 40 ginastas e ex-ginastas de cometer abusos sexuais. Como consequência, foi afastado de todas as atividades que exercia no Mesc (Movimento de Expansão Social Católica), clube particular de São Bernardo do Campo. A Prefeitura de Diadema abriu processo administrativo para exonerá-lo do cargo público que exerce. Não bastasse isso, o Conselho Regional de Educação Física do estado de São Paulo move processo que pode gerar a cassação de seu registro profissional.


foto: Ricardo bufolin/ CBG

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar