Últimas Notícias

COB e CBSurf apresentam projeto de apoio ao surfe feminino na preparação para Tóquio 2020

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou que apoiará a participação da equipe feminina de surfe do Brasil na corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020. O anúncio oficial do projeto de preparação dos atletas da modalidade foi feito nesta terça-feira, dia 8, na sede da entidade, com a participação da Confederação Brasileira de Surfe (CBSurf) e das três atletas que receberão o suporte por parte das entidades: Tatiana Weston-Webb, Silvana Lima e Tainá Hinckel.

O apoio se dará através de suporte para treinamento e participação no Circuito Mundial de 2018 e de 2019, cujo ranking define a participação de até duas atletas por país nos Jogos de Tóquio. A escolha das atletas beneficiadas foi realizada pela Confederação Brasileira de Surfe, de acordo com o Ranking do Circuito Mundial de 2018 e a participação no último Mundial Júnior. Elas terão apoio em passagens aéreas, despesas de viagens e ajuda de custo. Além disso, o Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, estará com todos os seus serviços de preparação física, fisioterapia e Ciências do Esporte à disposição das atletas. O COB também apoiará a CBSurf na realização do Circuito Brasileiro feminino, que terá quatro etapas em 2018. 

“Foi uma reunião importante, onde buscamos passar um pouco da experiência que temos com outras modalidades olímpicas para tentar adaptar à realidade do surfe. Nesse momento, explicamos que o foco será a preparação da equipe feminina, pois entendemos que existia um gap entre as chances do surfe masculino e do feminino. No masculino, temos inúmeros atletas entre os melhores do mundo, dois campeões mundiais e somos o maior país em quantidade de atletas na elite do circuito mundial”, disse Jorge Bichara, diretor de Esportes do COB.

Uma das contrapartidas do projeto é que as três surfistas beneficiadas façam palestras pelo Brasil, com o objetivo de motivar novas atletas a começarem na modalidade. “O surfe é uma modalidade muito praticada no nosso país e temos certeza que esse apoio do COB vai estimular ainda mais que outras meninas venham também a praticar o esporte no Brasil. A corrida olímpica já começou e essas são as três melhores colocadas no ranking mundial, mas estamos atentos para outras atletas que possam surgir e vamos procurar dar a melhor estrutura possível para que nossas atletas cheguem a Tóquio em condições de conquistar medalhas”, observou Rogério Sampaio, Diretor Geral do COB, campeão olímpico de judô em Barcelona 92.  

A classificação olímpica se dará através do ranking do Circuito Mundial da World Surf League (WSL) de 2019, mas podem ser obtidas também via ISA World Surfing Games 2020 e nos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 para os países que, na ocasião, ainda não tenham atingido a quantidade máxima de atletas permitida.

“Nós já temos uma atleta excelente, a vice-campeã mundial Silvana Lima. E buscamos repatriar a Tatiana, que competia pelo Havaí. E, nesse momento, estamos investindo na Tainá, de 14 anos, que tem um grande futuro e ano passado ficou como 3ª melhor do mundo Jr. na WSL. Nossa torcida é que apareçam mais atletas de alto nível e que possam disputar com elas. Porque, quem vai representar o Brasil em 2020 são as melhores atletas. A CBSurf está aqui, assim como o COB, para ajudar para que elas possam ter as melhores condições para representar o Brasil em Tóquio 2020”, afirmou Adalvo Argolo, presidente da CBSurf.

O surfe fará a estreia no programa olímpico nos Jogos de Tóquio 2020, junto com skate, escalada esportiva e karatê. Beisebol e softbol voltam ao Programa. “O surfe é uma modalidade nova no Programa Olímpico com grande importância para o Brasil. Temos dois campeões mundiais no masculino, Gabriel Medina e Adriano de Souza, e excelentes atletas também no feminino, o que nos dá a certeza de uma boa performance em Tóquio, contribuindo para o resultado geral do Time Brasil no evento”, disse Jorge Bichara.

Uma das pioneiras do surfe feminino no país, Andrea Lopes, atualmente gestora da modalidade dentro da CBSurf, era uma das mais felizes com o anúncio do apoio. Depois de 27 anos como competidora, ela enxerga a ação como o reconhecimento de um  trabalho de muitos anos.


foto: COB/Divulgação 

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar