Velódromo do Rio será a casa da Seleção Brasileira permanente de ciclismo de pista

A Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) fechou acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) para transformar o Velódromo do Parque Olímpico do Rio de Janeiro na casa da seleção permanente do ciclismo de pista. O equipamento será utilizado a partir do mês de abril, tanto pelos atletas olímpicos quanto paralímpicos, na preparação do país para os Jogos de Tóquio 2020.

A informação foi revelada pelo coordenador técnico do paraciclismo na Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Edilson Alves da Rocha, o Tubiba, durante o Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista no Rio de Janeiro.

"Foram alugados dois apartamentos em frente ao Parque Olímpico para acomodar os atletas. A Seleção Brasileira olímpica vai treinar aqui. Já os atletas paralímpicos irão participar de acampamentos de treinamentos periódicos, com permanência entre 20 e 30 dias, ao longo dos próximos três anos que vamos focar a nossa preparação para 2020", explicou o coordenador.

A gestão do velódromo é feita pela Autoridade de Governança do Legado Olímpico (AGLO), autarquia do Ministério do Esporte. Com ambiente climatizado, o equipamento é o mais moderno do mundo e considerado também o mais rápido. Com capacidade de público para 2,5 mil lugares, a instalação está disponível para treinamento de atletas federados e para competições nacionais e internacionais.

Segundo Tubiba, além de usar a pista, "a parceria com o COB garantiu para todos os atletas a utilização dos Laboratórios de Avaliação, de Treinamento e a academia do comitê olímpico".

Depois do Mundial Paralímpico de pista no Rio de Janeiro, os atletas brasileiros irão iniciar a temporada de provas de estrada. O próximo desafio será a Copa do Mundo, entre os dias 2 e 6 de maio, na Bélgica. A etapa da Holanda será no mês de junho, com o Campeonato Mundial de estrada em agosto, na Itália. "Durante esse período de competições de estrada teremos que intercalar os treinamentos. No segundo semestre voltaremos para a pista para começar os treinamentos visando o próximo Mundial de Paraciclismo, que será disputado na Holanda, em março de 2019", revelou o coordenador técnico.


com informações de rededoesporte.gov.br
foto: Marco Antônio Teixeira/MPIX/COB

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes