Últimas Notícias

Skatista Pedro Barros é pego em exame antidoping com derivado da maconha

O Principal nome do skate brasileiro na atualidade, Pedro Barros foi reprovado em exame antidoping realizado em janeiro, durante o Vert Jam, em Itajaí (SC). A substância proibida encontrada na urina do atleta de 23 anos foi um derivado de maconha. As informações são blog Olhar Olímpico do UOL e do site GloboEsporte.com. O exame foi promovido pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), autarquia ligada ao Ministério do Esporte, que ainda não manifestou-se sobre o caso.

Responsável pela modalidade no Brasil, a Confederação Brasileira de Skate (CBSk) afirmou que a notificação do doping é de conhecimento da entidade. No entanto, a CBSk lembrou que "não se tratava de uma competição oficial da Confederação e sim um dos grandes eventos particulares de skate realizados no Brasil". Segundo o UOL, outros atletas além de Pedro Barros também foram flagrados, mas seus nomes são mantidos em sigilo.

"Os atletas já possuem advogados constituídos e a Confederação está confiante de que todos continuarão exercendo suas atividades normalmente, pois entende-se não ter havido violação à regra de antidopagem, conforme será demonstrado no curso dos processos. A CBSk atesta que, embora seja um tema novo e ainda não muito difundido no skate, seguirá rigorosamente todas a normas exigidas pelos órgãos competentes de antidopagem em seu circuito nacional" informou a Confederação por meio de nota.

Incluídas recentemente no calendário olímpico, skate e surfe são duas modalidades cujas regras tiveram de ser adaptadas à realidade olímpica e ao controle da Agência Mundial Antidoping (Wada). Por questões financeiras, o skate tradicionalmente nunca teve essa regulação e não fazia controle antidoping em suas competições até então.

Além dessa questão, existe um debate internacional sobre a maconha ser doping ou não. A Wada chegou a elevar consideravelmente o nível mínimo da substância para que um resultado seja considerado analítico adverso em competição. Hoje, esse nível é de180 ng/mL, índice abaixo da quantidade encontrada no exame de Pedro Barros, segundo o UOL.

Seis vezes medalhista nos X-Games, Pedro Barros está em Los Angeles para participar de uma competição e não comentou sobre o caso até o momento


foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar