Últimas Notícias

Rogério Sampaio é anunciado como Diretor Geral do COB

Medalhista de ouro do judô nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, Rogério Sampaio será o Diretor Geral do Comitê Olímpico do Brasil. O nome de Rogério Sampaio foi indicado na quarta-feira, dia 25, pelo presidente do COB, Paulo Wanderley, e aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração da entidade, que se reuniu pela primeira vez. 

O cargo de diretor geral integra o novo estatuto do COB, mas, de acordo com o novo sistema de governança da entidade, a aprovação do nome depende de aprovação do Conselho. Rogério Sampaio vinha atuando como Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento. Por sua vez, o Gerente Geral de Alto Rendimento, Jorge Bichara, que vinha ocupando interinamente a Diretoria de Esportes, foi efetivado no cargo.

“Estamos muito felizes com a aprovação da nossa indicação ao Conselho. O Rogério Sampaio vai somar sua ampla experiência na gestão do esporte ao trabalho que o COB já executa com muita qualidade. É um profissional que já conhece o dia a dia do COB e isso lhe ajudará a imprimir o ritmo de trabalho necessário após todas as mudanças que ocorreram no COB nesses seis últimos meses”, explicou Paulo Wanderley. 

Rogério Sampaio nasceu em Santos (SP), em 12 de setembro de 1967. Um dos maiores judocas da história do país, teve o ápice da carreira nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992 com a conquista da medalha de ouro. No ano seguinte, foi bronze no Campeonato Mundial, em Hamilton, Canadá. Encerrada a carreira de atleta, Sampaio decidiu investir em uma academia de judô na cidade de Santos, por onde passaram atletas como Danielle Zangrando e Leandro Guilheiro. De 2004 a 2012 foi presidente da Fundação Pró-Esporte de Santos, órgão responsável pelo gerenciamento do esporte de alto rendimento no município. Nesse período, organizou em 2010 os Jogos Abertos do Interior de SP, maior evento esportivo do estado.  Entre março de 2013 e abril de 2015 ocupou o cargo de coordenador de Gestão de Esporte de Alto Rendimento da Prefeitura de São Paulo. Em julho de 2016 assumiu a Secretaria da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD), órgão ligado ao Ministério do Esporte. Um ano depois, passou a comandar a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.

“Fiquei muito honrado com o convite do presidente Paulo Wanderley. Minha vida sempre foi dedicada ao esporte e hoje, após ocupar cargos importantes de gestão no sistema esportivo, sinto-me preparado para assumir esse desafio. Conheço bem o COB, tenho excelente relacionamento com os profissionais da casa e estou certo que posso somar minha experiência ao trabalho que já vem sendo realizado. Estou muito estimulado para participar desse novo momento do COB, com mais transparência e maior diálogo com a sociedade”, afirmou Sampaio. 

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar