Últimas Notícias

Nadadora campeã olímpica Ruta Meilutyte revela luta contra depressão

No Brasil para disputa do troféu Brasil de natação, Ruta Meilutyte (LTU) revelou sofrer de depressão em entrevista ao site globoesporte.com. Campeã olímpica em Londres 2012 aos 15 anos, Ruta, agora com 21 anos, contou como tem superado essa doença, que é considerada o mal do século XXI: 

"Eu tenho depressão e luto todos os dias contra ela. É uma batalha. Com a ajuda da minha família e de meus amigos, achei maneiras de lidar com ela e me sentir melhor. Mas não estou livre e sinto que ainda tenho de trabalhar para sair dela" afirmou a lituana, hoje com 21 anos, em entrevista ao GloboEsporte.com.

Ruta está no Rio para defender o Flamengo no Troféu Brasil de natação, que ocorre no Parque Aquático Maria Lenk até o sábado. E ela venceu a prova dos 100m peito na última terça (17) com o tempo de 1m07s35. Até poucos meses atrás, ela fazia uso de medicamento para encarar o dia a dia. Tomava comprimidos para fazer tarefas básicas como levantar da cama ou participar de uma sessão de treino. Só recentemente conseguiu deixá-los de lado. Hoje, quando se vê desanimada, recorre à meditação, ao psicólogo ou à leitura.

Depois da decepção olímpica, a nadadora deixou de treinar no Reino Unido, rompeu com seu então treinador (Jon Rudd), estabeleceu base brevemente em seu país e tirou um pequeno período sabático para decidir qual seria sua nova locação. No fim do ano passado, decidiu ter como base Los Angeles, onde vai se preparar para os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

Astros como os norte-americanos Michael Phelps -maior medalhista da história olímpica, com 28 pódios- e Alisson Schmitt e o australiano Grant Hackett já tiveram o problema. Segundo a lituana, a quantidade de atletas com ela é "mais normal do que as pessoas pensam".

"Não é algo de que devamos ter medo de falar. Muitos atletas têm receio de que soe como desculpa. Mas, para mim, foi importante falar da minha experiência. Hoje, sou mais consciente do que posso fazer, do que faço e do que sinto. Tudo aconteceu tão rapidamente e foi tão avassalador que não conseguia controlar. Estou pronta para o que vier" complementou a campeã olímpica.


foto: Sátiro Sodré/ SSPress

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar