Últimas Notícias

Na República Tcheca, seleção juvenil de judô conquista quatro medalhas e Brasil termina em terceiro no quadro geral

Além das sete medalhas no Campeonato Pan-Americano na Costa Rica, o judô brasileiro subiu ao pódio também na Copa Europeia Sub 18 de Teplice, na República Tcheca, no último final de semana. Numa competição que contou com a participação de 37 países e mais de 700 atletas, a seleção juvenil conseguiu conquistar quatro medalhas e colocar o Brasil no terceiro lugar geral. Os maiores destaques foram os ouros de Bruna Bereza (63kg) e Eduarda Rosa (70kg). Os outros pódios foram a prata de Thayane Lemos (57kg) e Anna Belém dos Santos (+70kg).

Para chegar à decisão pelo ouro, Bereza foi perfeita nas preliminares, vencendo cinco lutas por ippon. Na final, a brasileira derrotou a holandesa Marin Visser por um waza-ari.
Eduarda Rosa teve desempenho semelhante, vencendo todas as suas quatro lutas preliminares também por ippon. Na final, ela conseguiu um waza-ari para sueprar a russa Daria Kariakina e conquistar o título.

Thayane Lemos (57kg) também precisou vencer quatro lutas nas fases iniciais para chegar à final, onde sofreu o ippon da holandesa Joanne Van Lieshout e ficou com a prata.

A última medalha veio com Anna Belém dos Santos, no peso-pesado. Nas preliminares, a brasileira venceu dois combates por ippon, mas caiu nas quartas para Justina Kmieliauskaite, da Lituânia. Na repescagem, Belém passou pela francesa Lea Fontaine e por Oxana Diaceno, da Moldávia, para chegar à disputa pelo bronze, onde venceu a ucraniana Ruslana Bulavina por ippon.

"O resultado da equipe foi excelente, com destaque para as três finais que conseguimos chegar numa competição que estava muito dura com atletas das principais potências mundiais, como Geórgia, Rússia, República Tcheca, França", ressaltou Marcelo Theotônio, gestor das categorias de base da CBJ.

O quadro geral de medalhas comprova o bom desempenho da seleção. Com apenas 16 atletas, o Brasil conseguiu ficar em terceiro lugar, atrá apenas da Rússia, que levou 41 judocas, e da Holanda, que levou 59 atletas. O Brasil ficou na frente de países com número muito superior de atletas, como Alemanha, que inscreveu 93 judocas e ficou em 8º no geral; França, com 32 atletas e 6º lugar, e Hungria, com 52 atletas, que terminou em 9º.

A etapa de Teplice faz parte do Circuito Mundial Sub 18 e conta pontos para a classificação aos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires 2018. 

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar