Últimas Notícias

Morre o ex-presidente do COB André Richer

O COB anunciou em nota do falecimento de seu ex-presidente André Richer, aos 90 anos. O COB decretou luto oficial de três dias e terá sua bandeira hasteada a meio-mastro durante o período.

“Richer teve uma vida inteiramente dedicada ao esporte. Líder nato desde os tempos de atleta olímpico, dedicou seu tempo e enorme energia ao desenvolvimento do esporte brasileiro, assumindo cargos de chefia tanto na CBF quanto no COB. O esporte brasileiro perde um dos seus mais importantes colaboradores”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley. 

Remador, disputou os jogos olímpicos de Melbourne em 1956 e no Pan americano de Chicago de 1959. Sempre defendeu o Flamengo e virou presidente do clube entre 1969 e 1973. No COB, André Richer atuou em diversas áreas desde que ingressou na entidade, em 1975: foi diretor jurídico, diretor técnico e Chefe de Missão nos Jogos Olímpico Moscou 1980, Los Angeles 1984 e Seul 1988 e nas edições dos Jogos Pan-americanos de Caracas (1983), Indianápolis (1987) e Havana (1991).

Com o falecimento de Jeronymo Bastos, assumiu a vice-presidência do COB e, entre 1990 e 1995, se tornaria Presidente do COB. Ao fim do período, retornou ao posto de Vice-presidente onde ficou até 2016.

Fora do COB, Foi secretário-geral da ODEPA (Organização Desportiva Pan-americana) até 1995 e da ODESUR (Organização Desportiva Sul-americana) até 1998. Também foi diretor técnico da CBF entre 1975 e 86, sendo chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo de 1978 na Argentina e vice presidente no Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

A Causa da morte não foi divulgada, mas em em outubro de 2017 quando o juiz Marcelo Bretas quis ouvi-lo para a operação Unfair play, que levou o ex-presidente Carlos Arthur Nuzman à cadeia - ele já responde em liberdade - a defesa de Richer afirmou que ele se encontrava internado na UTI após complicações de uma complicada intervenção cirúrgica e não poderia depor. 


foto: Divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar