Últimas Notícias

Estratégia fortalece Seleção feminina de goalball para Mundial em junho

As Seleções feminina e masculina de goalball estão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até a terça-feira, 24, para a quarta fase de treinamento da temporada. Esta é a penúltima etapa de preparação para a disputa do Campeonato Mundial IBSA 2018, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 9 de junho em Malmö, na Suécia. Curiosamente, entre os membros do time feminino está Robson Santos, um atleta masculino, mas que é peça-chave na estratégia da defesa da equipe.

“Em 2015, eu senti a necessidade de as meninas treinarem a defesa de uma certa potência de bola, porque tem atletas no mundo que atacam muito forte. Então, eu resolvi incluir um homem nos treinamentos da Seleção feminina e deu muito certo, porque ele reproduz muito bem a potência destas adversárias. Por exemplo, a gente faz simulações já pensando em um determinado jogo ou em uma atleta específica para treinar o tipo de bola e preparar nossa defesa”, explicou Dailton Freitas, técnico da Seleção feminina de goalball.

Robson Santos, 33, tem cegueira devido a uma retinose pigmentar e joga goalball há nove anos. “Para todo atleta, seja qual for o sexo, é sempre um orgulho fazer parte da Seleção Brasileira. Foi uma sorte minha o professor Dailton ter essa ideia e o meu perfil de atleta ser condizente. Sei que a minha contribuição é gradativa e a metodologia tem tido resultados satisfatórios, então é um prazer imenso fazer parte desse time”, disse o atleta natural de Bananeiras, na Paraíba.

A Seleção feminina ficou em quarto lugar no Malmo Intercup de goalball, que ocorreu de 29 de março a 1º de abril, na Suécia, onde será o Mundial em junho. As meninas perderam de 3 a 2 para os Estados Unidos na disputa pelo bronze. Já o time masculino brasileiro foi o campeão ao vencer a Alemanha por 12 a 2.


As Seleções Brasileiras feminina e masculina de goalball terão mais uma fase de treinamento, de 23 a 29 de maio, no CT Paralímpico, em São Paulo, antes do Campeonato Mundial. Os três primeiros colocados no torneio garantem vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020.

Foto: Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar