Estratégia fortalece Seleção feminina de goalball para Mundial em junho

As Seleções feminina e masculina de goalball estão no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, até a terça-feira, 24, para a quarta fase de treinamento da temporada. Esta é a penúltima etapa de preparação para a disputa do Campeonato Mundial IBSA 2018, que acontecerá entre os dias 30 de maio e 9 de junho em Malmö, na Suécia. Curiosamente, entre os membros do time feminino está Robson Santos, um atleta masculino, mas que é peça-chave na estratégia da defesa da equipe.

“Em 2015, eu senti a necessidade de as meninas treinarem a defesa de uma certa potência de bola, porque tem atletas no mundo que atacam muito forte. Então, eu resolvi incluir um homem nos treinamentos da Seleção feminina e deu muito certo, porque ele reproduz muito bem a potência destas adversárias. Por exemplo, a gente faz simulações já pensando em um determinado jogo ou em uma atleta específica para treinar o tipo de bola e preparar nossa defesa”, explicou Dailton Freitas, técnico da Seleção feminina de goalball.

Robson Santos, 33, tem cegueira devido a uma retinose pigmentar e joga goalball há nove anos. “Para todo atleta, seja qual for o sexo, é sempre um orgulho fazer parte da Seleção Brasileira. Foi uma sorte minha o professor Dailton ter essa ideia e o meu perfil de atleta ser condizente. Sei que a minha contribuição é gradativa e a metodologia tem tido resultados satisfatórios, então é um prazer imenso fazer parte desse time”, disse o atleta natural de Bananeiras, na Paraíba.

A Seleção feminina ficou em quarto lugar no Malmo Intercup de goalball, que ocorreu de 29 de março a 1º de abril, na Suécia, onde será o Mundial em junho. As meninas perderam de 3 a 2 para os Estados Unidos na disputa pelo bronze. Já o time masculino brasileiro foi o campeão ao vencer a Alemanha por 12 a 2.


As Seleções Brasileiras feminina e masculina de goalball terão mais uma fase de treinamento, de 23 a 29 de maio, no CT Paralímpico, em São Paulo, antes do Campeonato Mundial. Os três primeiros colocados no torneio garantem vaga nos Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020.

Foto: Divulgação


Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes