E-Sports tenta ser incluído como esporte de demonstração nas olimpíadas de 2024

A Federação Internacional de e-Sports (IeSF) afirmou que está em "conversas profundas" com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 para que o esporte eletrônico esteja presente no evento como um esporte de demonstração. A informação foi revelada pelo secretário-geral da entidade, Leopold Chung, que ainda disse não haver possibilidade de os e-sports valerem medalha na Olimpíada sediada na capital francesa.

"Não será possível ser uma modalidade oficial, mas uma demonstração dentro da Olimpíada de Paris. O Comitê Organizador Local e a cidade estão apoiando esse movimento, e isso será uma mensagem mais forte ainda ao COI (Comitê Olímpico Internacional) para que os e-sports possam ser incluídos como demonstração em 2024" disse Chung, à agência de notícias "Reuters".

Em outubro do ano passado, o COI admitiu, pela primeira vez de forma oficial, que os e-sports "podem ser considerados uma atividade esportiva". A entidade definiu diversos pontos para o reconhecimento vir a acontecer de fato, tal qual não infringir os valores olímpicos e a necessidade de um órgão que faça cumprir as regras e regulamentos do Movimento Olímpico.

Em fevereiro deste ano, a IEM PyeongChang de StarCraft 2 foi o primeiro torneio de e-sports a contar com o apoio do COI, disputado na mesma cidade-sede da Olimpíada de Inverno deste ano. A trans canadense Sasha "Scarlett" venceu a competição, faturando US$ 50 mil (R$ 175 mil).

O esporte eletrônico já está começando a ser incluindo em grandes eventos esportivos. Ele será uma modalidade de demonstração nos Jogos Asiáticos em agosto, na Indonésia. E passará a valer medalha tal qual os esportes tradicionais na edição de 2022, na China.


Foto: Divulgação

Postar um comentário

Copyright © Surto Olimpico. Designed by OddThemes