Últimas Notícias

Brasileiro bate recorde mundial do Arremesso de Peso no Open Internacional de Atletismo Paralímpico

André Rocha, atleta do arremesso de peso, bateu nesta sexta-feira, 27, o primeiro recorde mundial no Open Internacional de Atletismo Paralímpico. No CT Paralímpico, em São Paulo (SP), ele alcançou a marca de 8,73m - 1 centímetro a mais do que o antigo recordista da classe F53, o mexicano Mauro Maximo de Jesus. Outros sete recordes já foram batidos no evento, sendo quatro por brasileiros e três, americanos. A competição se estenderá até sábado, 28.

O brasileiro superou uma marca que perdurava desde os Jogos de Pequim, em 2008. Agora, torna-se o único atleta do arremesso de peso a deter dois recordes em classes diferentes, já que também é o atual dono da marca mundial da classe F52, com 11,52m. Como o Open foi a sua primeira competição internacional da temporada, André foi submetido a uma nova avaliação de classificação funcional, que o levou à F53, para atletas com menor grau de deficiência. 

“Consegui esta marca logo na primeira tentativa. Eu estava me sentindo bem, mas também bastante ansioso. Parecia a primeira vez que ia competir no arremesso de peso. Ainda bem que consegui uma boa marca. A banca de avaliação interpretou que a minha deficiência e o problema que tenho nas mãos e no punho, na verdade, se enquadrariam nas duas classes, mas acabaram optando pela F53, o que foi muito bom para mim, porque essa é justamente a prova que vai ter nos Jogos Paralímpicos em Tóquio e é a prova que eu mais gosto", disse André.

Ainda como policial militar, durante uma perseguição em 2005, o atleta de Taubaté caiu de um muro e sofreu uma lesão na coluna. Somente oito anos depois, em 2013, que conheceu o programa de esporte da prefeitura e iniciou no atletismo. Em 2015, garantiu sua primeira conquista na modalidade, a medalha de prata no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto 2015.

Por causa da lesão medular, não conseguiu disputar os Jogos Paralímpicos do Rio 2016, mas, no ano seguinte, sagrou-se campeão mundial no arremesso de peso da classe F52 em pleno Estádio Olímpico de Londres.

Foto: CPB/Divulgação


0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar