Últimas Notícias

Surto História - Yuzuru Hanyu e o Terremoto/Tsunami devastador de 11 de março de 2011

11/03/2011. Neste dia um terremoto de 9.1 na escala richter na costa do leste do Japão atingiu diversas regiões, principalmente as áreas de Sendai (JPN) e Fukushima (JPN). Mas um jovem japonês também está ligado a essa data. Um atleta que seria uma lenda da patinação artística nos anos que viriam: Yuzuru Hanyu (JPN).


Hanyu, então com 16 anos, treinava no rink de patinação em Sendai, quando o chão começou a tremer e o gelo a rachar. O patinador correu sem colocar o protetor das laminas para fora do ginásio. Os canos de refrigeração se partiram em virtude do forte tremor e o rink ficou inutlizado até julho do mesmo ano.

Mas a casa de Hanyu também foi atingida pelo sismo, e por três dias ele e a família dormiram no ginásio da cidade que havia sido convertido em abrigo de emergência.

Por causa dos grandes danos, o clube de patinação do patinador se mudou para o sul do Japão, a 3 horas da sua cidade, e depois foi mais para o sul ainda, depois de Yokohama (JPN), para fugir dos efeitos da radiação vinda da usina nuclear de Fukushima, atingida pelo terremoto.

Mas Hanyu acabou indo treinar no Canadá, graças a ajuda financeira de Shizuka Arikawa (JPN), que também é da região de Sendai, campeã olímpica da patinação em Turim 2006. 


Em uma entrevista concedida durante os Jogos de Sochi, em 2014, Hanyu falou sobre o terremoto: "É difícil para mim falar sobre isso. Após o terremoto e o tsunami, eu não pude patinar."

"Eu pensei seriamente em abandonar a patinação, mas muitas pessoas me ajudaram. Arikawa fez uma doação, a cidade de Sendai ajudou, o Japão e a prefeitura de Miyagi me ajudaram."

"Sou realmente grato a essas pessoas. Estou aqui por mérito próprio, mas cheguei aqui por que todas essas pessoas me ajudaram. Como posso dizer? Sinto que pude retribuir com uma coisa boa, retribuir o favor. Mas realmente, me senti sem ajuda", completou o japonês;

Hanyu levou o ouro em Sochi e quatro anos depois, confirmou o status de lenda ao faturar o bicampeonato em PyeongChang, voltando de uma contusão. Nesse meio tempo, foi bicampeão mundial e ganhou duas pratas.

O Terremoto/Tsunami matou quase 16 mil pessoas no Japão, tendo causado 360 bilhões de dólares em danos. Mas desse cenário de ruínas, tragédia e desespero, surgiu um campeão que saltou sobre as dificuldades e não precisou de um tsunami ou terremoto para colocar o mundo aos seus pés, apenas da beleza de seus movimentos.

Fotos: Reuters/Getty Images

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar