Últimas Notícias

Sion adverte que referendo poderia acabar com as chances de candidatura para 2026

Sion 2026 afirmou que uma decisão do conselho nacional sobre abrir uma votação para a toda a Suíça sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2026 poderiam diminuir as chances de candidatura da cidade.

O conselho nacional aprovou uma moção da política Sílvia Sanderini de que todo o país teria direito ao voto.

Um total de 92 votos foram proferidos a favor da moção, com 87 contra e sete abstenções, o conselho do estados decidirá se apoia ou não a moção.
De acordo com 24 Heures, uma votação federal não poderá ocorrer até julho de 2019.

Hans Stöckli, vice-presidente Sion 2026, teria afirmado que isso significaria que sua oferta não iria prosseguir.

Cinco políticos no Cantão de Valais, em que Sion se baseia, criticaram a decisão e pediram que o Conselho de Estados vete a decisão.

René Constantin, Alex Schwestermann, Anton Andenmatten, Franz Ruppen e Serge Métrailler deram a declaração.

"Enquanto o Grande Conselho de Valais acaba de receber a candidatura de 2026, a decisão do Conselho Nacional de submeter-se a votar o projeto Sion 2026 causa nossa incompreensão", afirmou um comunicado conjunto.

"Denunciamos um ataque à solidariedade Confederal e uma tática demorada para torpedar as chances da aplicação do Valais.

"Esta decisão é contrária aos princípios da nossa democracia.

"É uma maneira de nos impedir de organizar os Jogos Olímpicos.

"Solicitamos oficialmente ao Conselho de Estados que corrija a situação.

"O Valais e as regiões alpinas sempre apoiaram grandes projetos, seja Expo 2002 ou Eurofoot, mas agora que devemos corresponder, a maioria das circunstâncias se recusam a confiar em nós.

"Chamamos os valaisenses para reagirem.

"A votação de 10 de junho deve ser um plebiscito.

"O Cantão deve demonstrar sua determinação em organizar jogos humanos, sustentáveis ​​e responsáveis.

"Nós também chamamos os valais eleitos para as câmaras federais para se comprometerem em conjunto para defender a candidatura de Sion 2026.

"Este projeto é uma chance não só para o Valais e as regiões alpinas, mas para todo o país".

O Comitê Olímpico Suíço e o Governo Suíço apoiaram uma proposta conjunta de Sion, capital do cantão de Valais, para concorrer aos Jogos de 2026 e compartilhá-lo com os cantões vizinhos Vaud, Bern e Friburgo, um referendo em Kandersteg em 8 de junho e no Valais em 10 de junho irá decidir se a oferta vai prosseguir ou não.

Foto:Sion 2026

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar