Últimas Notícias

Rússia se nega a admitir esquema estatal de doping e gera impasse com a Wada

O presidente do Comitê Olímpico do país (ROC), Alexander Zhukov, afirmou que a Rússia não reconhecerá as conclusões do relatório produzido pela comissão independente da Agência Mundial Antidoping (Wada), liderada por Richard McLaren. Esta era uma das condições para que a Agência Antidoping Russa (Rusada) pudesse ser reinstaurada – a outra é acesso ao laboratório de Moscou. As informações são do site “Inside the Games”.

A Rusada foi declarada em não conformidade com a Wada em 18 de novembro de 2015 após a exposição de um escândalo de doping patrocinado pelo governo. Em 2 de agosto de 2017, a Wada divulgou os pontos necessários para que a Rusada recuperasse a habilitação. O texto cita explicitamente que “as autoridades responsáveis pelo antidoping na Rússia devem aceitar publicamente as descobertas da investigação de MCLaren. Isso inclui: Rusada, o Ministro do Esporte e o Comitê Olímpico Nacional”. Mas Zhukov mostrou-se contrário à tal admissão.

"O caminho para a restauração da Rusada foi praticamente completado, com exceção de dois pontos. O primeiro é o reconhecimento das conclusões do relatório de McLaren, o que não pode ocorrer, porque o mesmo afirma que havia um sistema de doping apoiado pelo estado na Rússia, o que não acontecia. O relatório da Comissão do COI, sob a liderança de Samuel Schmid, diretamente diz que esse sistema não existe. Assim, há uma contradição que, em negociações com a Wada, deve ser eliminado. A Wada insiste no reconhecimento do que não aconteceu – disse Zhukov, de acordo com o “Sport-Express”.

Após a liberação do COI, no dia 28 de fevereiro, o presidente da Wada, Sir Craid Reedie, admitiu que preferia que a suspensão do COI ao ROC tivesse sido mantida, de forma a ajudar na readmissão da Rusada.

O IPC, que tem pela frente os Jogos Paralímpicos de Inverno de PyeongChang, manteve a suspensão aos russos citando justamente que a reintegração do país só deve ser feita depois que a Rusada volte a estar credenciada pela Wada e que apresente uma resposta oficial e satisfatória ao relatório do professor McLaren.

foto:divulgação

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar