Últimas Notícias

Prefeitura do Rio e de Duque de Caixas e Ministério do esporte firmam acordo para transformar Arena do Futuro em quatro escolas

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, e o prefeito de Duque de Caxias (RJ), Washington Reis, assinaram nesta sexta-feira um protocolo de intenção para a transformação da estrutura de aço da Arena do Futuro em quatro escolas públicas. As unidades de ensino fundamental ficarão em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A assinatura acontece um ano e meio após o fim da Rio 2016. Tratado como um dos principais legados olímpicos, o desmonte do equipamento estava previsto para ocorrer logo após os Jogos.

O acordo prevê um plano de viabilidade técnica e econômica para a desmontagem. Técnicos das duas prefeituras e do Ministério do Esporte vão analisar a melhor forma de execução do serviço - o prazo de vigência do protocolo é de 360 dias, renováveis.

"A intenção do Ministério do Esporte é ajudar o Rio e Duque de Caxias a concluir a destinação do legado olímpico previsto para a Arena do Futuro, que é a construção de quatro escolas públicas. Esse é um legado pela educação. O protocolo de intenções está assinado e vamos trabalhar para torná-lo realidade" disse Picciani.

Crivella, por sua vez, ressaltou que a doação do equipamento para o município vizinho reforça a boa relação do Rio com a Baixada Fluminense."Muita coisa que foi construída no Rio teve a colaboração do povo da Baixada Fluminense, que envia um capital humano extraordinário para a cidade. Nada mais justo, portanto, que a Baixada receba um legado olímpico como retribuição dos cariocas. O legado olímpico na área de educação é tudo o que desejamos" afirmou o prefeito Crivella, ao lado da subsecretária municipal do Legado Olímpico, Patrícia Amorim.

A assinatura do protocolo põe fim a diversas especulações sobre o aproveitamento da Arena do Futuro, sede do handebol na Olimpíada e do goalball na Paralimpíada. Em junho de 2017, Patrícia Amorim chegou a afirmar que o Rio não possuía recursos para a construção das quatro escolas. Assim como algumas estruturas do Parque Olímpico da Barra, a Arena do Futuro está fechada desde o fim da Rio 2016.


foto: Renato Sette Câmara/Prefeitura do Rio

0 Comentários

.

APOIE O SURTO OLÍMPICO EM PARIS 2024

Sabia que você pode ajudar a enviar duas correspondentes do Surto Olímpico para cobrir os Jogos Olímpicos de Paris 2024? Faça um pix para surtoolimpico@gmail.com ou contribua com a nossa vaquinha pelo link : https://www.kickante.com.br/crowdfunding/ajude-o-surto-olimpico-a-ir-para-os-jogos-de-paris e nos ajude a levar as jornalistas Natália Oliveira e Laura Leme para cobrir os Jogos in loco!

Composto por cinco editores e sete colaboradores, o Surto Olímpico trabalha desde 2011 para ser uma referência ao público dos esportes olímpicos, não apenas no Brasil, mas em todo o mundo.

Apoie nosso trabalho! Contribua para a cobertura jornalística esportiva independente!

Digite e pressione Enter para pesquisar

Fechar